Cuidados com as Plantas Durante o Outono

Escrito por

Nas regiões de clima mais frio do Brasil, como no Sudeste e Sul, as plantas se comportam de outra forma que no restante do país durante o outono. As plantas começam a vegetar; somente poucas são as que florescem nesta época. Saiba mais sobre como cuidar delas nesta época do ano.

Algumas herbáceas de final de estação, como a crista-de-galo (Celosia argentea) ainda permanecem florescendo numa despedida final de verão.

As tibuchinas (Tibouchina urvelliana), a spatódea (Spathodea) estão entre as que nos brindam com suas belas flores outono adentro.

Plantas que Perdem as Folhas no Outono

Com o início do frio a maioria das plantas entra em dormência – mesmo que não perca as folhas.

As plantas que perdem as folhas, chamadas de caducifólias, podem produzir belo efeito paisagístico. Exemplos são o liquidambar (Liquidambar), o ácer (Acer palmatum)  e a extremosa (Lagerstroemia indica).

As roseiras param de florescer e o marmelinho-de-jardim (Chaenomeles) fica completamente ou parcialmente sem folhas.

Para todos os casos, as folhas que caem podem ser reunidas para fazer composto orgânico, como veremos mais adiante.

Outono: Evite Podar Antes do Tempo

Muitas pessoas ficam aflitas com as folhas no chão. Passam a mão em podões e deixam as árvores sem nada, inclusive sem ramos.
Podar antes do tempo prejudica.

A planta segrega um ácido, chamado ácido absíssico, que circula na seiva e é um dos responsáveis pela dominância apical e também pela dormência.

A dominância apical determina que as gemas na ponta dos ramos têm prioridade na emissão de folhas e flores sobre as demais inferiores.
A dormência ocorre porque nestas pontas acaba concentrando o ácido, impedindo a brotação pelo tempo do frio. A natureza é sábia, com certeza.

Um frio de menos de 100C e geadas com valores próximos a 00C pode queimar e matar as gemas que surgem. Com o tempo, este ácido vai diminuindo nas pontas, pois a seiva começa a correr mais rápido na planta, devido ao calor e as gemas acordarão do sono de beleza.
Haverá brotações, virão as flores e o ciclo se renova.

Mas aí vem o jardineiro apressado e corta a ponta, corta ramos indevidamente e no tempo errado. A dominância não mais existe, a concentração do elemento inibidor também não.

As gemas explodem, vêm as flores. A temperatura poderá colaborar, claro, mas se ocorrer geada e frio a morte destas estruturas poderá ocorrer, com prejuízo da saúde e da beleza da planta.

É preciso apreciar as plantas em todas as fases das estações, com flores, com folhas, sem flores, sem folhas.

Tarefas de Jardinagem de Outono

composto organico para horta

A compostagem ajuda a equilibrar e aerar o solo.

Para evitar então danos ao patrimônio vegetal do seu jardim, relacionamos algumas tarefas de outono para as regiões frias do país.

Seguindo as indicações, seu jardim irá adormecer docemente e no final do inverno estará cheio de flores e sadio, encantando a todos com o colorido.

Recolha as folhas e faça compostagem. Se não quiser fazer composto, poderá fazer pilhas destas folhas e compactar. Assim, obterá o que se chama de mulching, um material seco que poderá servir para colocar ao redor de árvores, na horta e dentro de canteiros.

O mulching diminui os inços, aumenta o teor de matéria orgânica do solo, reduz a evaporação de regas e chuvas. E é ecologicamente correto.

Limpe ramos mortos, botões florais e frutinhos secos de arbustos. Isso inclui roseiras, marmelinho-de-jardim e folhas secas de herbáceas como alpínias (Alpinia), moreias (Dietes bicolor) e calateias (Calathea louisae).

Muitos jardineiros desavisados podam as folhas no meio, ficando a pobre planta como se houvesse passado uma roçadeira. As folhas não crescerão mais, ficando prejudicada a beleza do canteiro. Podar é uma técnica.

É preciso colocar luvas, pois as bordas das folhas têm uma serrilha que pisa a pele. Corte lá no fundo da touceira e apenas as folhas secas. Dá trabalho, sim. Mas na primavera haverá folhas novas e muitas flores.

Tarefas do Outono com Algumas Plantas de Clima Frio

Hortência (Hydrangea Macrophylla)

Hortências

Podar hortências (Hydrangea), adubar e fazer a propagação de estacas da planta se quiser aumentar o número de mudas. Podar os ramos que estão dentro da copa do arbusto que não florescerão, somente abafando a planta.

Semear em caixotes ou sementeiras comerciais com substrato adequado as herbáceas de inverno, como amores-perfeitos (Viola tricolor)agerato (Ageratum) e as que são semeadas nesta época, como por exemplo, a tajetes (Tajete patula).

É época de fazer estacas de plantas, com substrato de areia, vermiculita, perlita ou casca de arroz carbonizada, como a herbácea de forração azulzinha (Evolvolus) e os arbustos coroa-de-cristo (Euphorbia milii) e poinsétia (Euphorbia pulcherrima).
Aproveite e dê formato aos arbustos.

As azaleias (Rhododendron simsii) irão florir no inverno. Então no início do outono faça uma mistura de composto orgânico ou turfa com adubo animal de curral bem curtido misturados em partes iguais e NPK 4-14-8 cerca de 100 gramas por planta.

Adube ao redor da muda e regue bem. A floração será espetacular. Quando for comprar o NPK olhe na embalagem, alguns têm cálcio adicionado, para a azaléia é prejudicial, pois eleva o pH do solo e azaléias apreciam pH muito baixo.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: dtaylorcreative