Como Plantar com a Técnica do Hugelkultur

Original: https://www.fazfacil.com.br/jardim/como-plantar-em-modo-hugelkultur/ Escrito por

Já ouviu ou leu sobre Hugelkultur? Sabe o que significa? O nome é em língua alemã e quer dizer cultura num monte ou colina.

Cultiva-se diversos tipos de plantas num berço de material orgânico que iria a descarte, como ramos podados e troncos de madeira de árvores mortas.

Como Montar o Canteiro Hugelkultur

hugelkulturEstabelecido o local, cavar o solo aproximadamente 70 cm de profundidade para estabilizar a pilha. Sobre a terra desnuda são dispostos troncos e ramos, com formato de pirâmide, fazendo um monte.

O recomendado para iniciar é montar um berço de 0,90 m de largura, com 1,80 m de comprimento e 0,90 m de altura. O declive deverá ficar em torno de 65 graus para que haja estabilidade.

 

Quanto mais alto projetamos o hugelkultur, mais largo deverá ser para evitar desmoronamentos. A largura recomendada é a ideal, pois maior metragem poderá complicar na hora da colheita.

Como o formato de pirâmide tem a base mais larga, será onde serão colocadas as partes mais pesadas e mais grossas do material. Partes de troncos e ramos de maior diâmetro devem ser usados. O contrário traria desequilíbrio à pilha.

Sobre essa pilha é colocado composto orgânico misturado com adubo animal de curral bem curtido, cerca de 100 g para um balde de composto. Se o cultivo é de hortaliças será conveniente acrescentar 100 g de húmus de minhoca na mistura.

Compactar em densa camada, cobrindo tudo.

O Que Pode Ser Plantado no Canteiro Hugelkultur

Podemos cultivar hortaliças diversas, herbáceas perenes ou anuais ornamentais. Plante-as na forma de mudas em linhas desencontradas.

hugelculturPlantas cultivadas num espaçamento menor e mudas que tenham muitas raízes são melhores para a estabilização da camada de terra.

Cultivos interessantes para o hugelkultur são abóboras, pepinos, batata inglesa ou batata-doce. Elas formam densa massa vegetal, cobrindo o solo.

Ao redor das mudas implantadas é conveniente usar um mulching de folhas secas, oriundas da poda da grama ou recolhimento de folhas de árvores. Ajudará a manter o solo no local e a umidade.

Esta técnica não serve para cultivo de arbustos lenhosos de pequeno ou grande porte, árvores e palmeiras. Também não é conveniente plantas que necessitem de tutoramento.

Após o plantio das mudas, nas primeiras semanas será conveniente regar as mudas todos os dias. Para ornamentais perenes, serão necessárias adubações periódicas de acordo com as espécies cultivadas.

Estas adubações poderão ser feitas com o adubo granulado NPK formulação 10-10-10 para folhagens e 4-14-08 para as floríferas. Usar 100 g/m2.

Vantagens da Técnica com Huglekultur

hugelcultur-bedEm lavouras e sítios produtivos com cultivo de hortaliças ou ornamentais, poderemos usar a técnica e aproveitar seus benefícios. Elas podem incluir uso de pouca ou quase nenhuma irrigação depois de algum tempo, conforme o tipo de planta cultivada.

Culturas como morangas e pepinos não requerem tanta água como o cultivo de alfaces, por exemplo.

Funciona muito bem para grandes áreas, onde materiais de corte ficam apodrecendo no campo sem uso. Ela ocupa um espaço onde poderia haver uma cultura.

Em áreas menores podem minimizar partes declivosas com buracos de erosão, onde já estaria pronto o berço para a implantação. Evita áreas secas onde poderia haver incêndio devido às plantas fenecidas em épocas de grande estiagem.

Pode ser feito com qualquer tamanho e altura, pois é possível aumentar a pilha em suas dimensões após uma colheita. Pode ter no início uma altura em torno de 70 cm e após o término do ciclo das plantas ali cultivadas.

Quando começar a diminuir de altura devido à compactação e à decomposição dos troncos e ramos ali colocados, é possível abrir a terra e colocar mais material.

O cultivo de plantas anuais (ornamentais ou hortaliças) poderá levar a um problema que será preciso muito cuidado no manejo. O aumento da altura pela adição de mais substrato para novas culturas é indicado. Isto poderá levar a um monte muito mais alto que o desejado.

A coerência neste caso é importante na decisão de quanto colocar de terra ou retirar parte dela. Leve em conta a quantidade de substrato dos torrões de novas mudas.

Neste mundo onde o aquecimento global é uma grande preocupação, esta técnica permite o sequestro do carbono (CO2) do material descartado. Isso porque ficam sob o substrato, o que será benéfico para o meio ambiente.

A pilha de troncos e ramos tem a tendência a encolher à medida que passa o tempo, devido à decomposição do material de que é formada.

O material soterrado sofre a ação dos micro-organismos, ocorrendo a decomposição tornando-se terra rica e aproveitável para canteiros tradicionais quando for desmanchado o monte.

Madeiras que Não Devem Ser Usadas no Huglekultur

hugelkultureO uso de troncos com resinas, como pinheiros, ciprestes e outras coníferas não é recomendado. A resina poderá ser um inibidor a atividade microbiana, o que é um dos fatores de sucesso da técnica.

Madeiras tem muito carbono (CO2) e para que os microorganismos façam a decomposição eles retirarão do substrato quantidades expressivas de nitrogênio, o que poderia causar deficiência nas plantas que estão sendo cultivadas na pilha.

A adição de complemento nutricional deverá ser feita, caso seja notado sintomas de carência.
A construção de sistema de recolhimento de água da chuva ao redor da pilha poderá ser necessária para evitar o acúmulo de água, evitando a formação de um fosso de água ao seu redor.