Combata Pragas de Jardim com Alho

Escrito por

Se quisermos tratar das plantas de forma ecologicamente correta e sustentável, o uso de plantas medicinais poderá ser um recurso de resultados eficazes.

Plantas atacadas por fungos que surgem no ambiente úmido no jardim representam um grande problema, ocasionando a morte de plantas ornamentais com grande tristeza nossa.

O uso de produtos químicos é possível, desde que orientado por profissionais habilitados.

O alho como planta bactericida

Muitas plantas têm propriedades bactericida, moluscicida e fungicida. Dentre elas, o nosso conhecido alho de todos os dias, realçando os sabores das nossas receitas.

alho como bactericida

O alho tem propriedades bactericidas e fungicidas.

O alho (Allium sativum) é uma planta herbácea bulbosa de folhas estreitas achatadas e flores brancas em pendão floral com florescimento no verão.

O odor do alho tanto das folhas como dos bulbos, também chamados de dentes, é propiciado pelo óleo essencial contido neles, composto principalmente de enxofre e alicina.

A alicina é o componente responsável pelas propriedades já comprovadas como bactericida e fungicida.

Como usar o alho como fungicida para plantas:

Descascar de 3 a 4 dentes de alho de tamanho médio a grande, cortar em fatias finas, colocar em recipiente de louça ou vidro e despejar água quente não fervente.

Aguardar esfriar, coar para aspersor de plantas que pode ser adquirido em agropecuárias.

Pulverizar sobre as páginas superior e inferior das folhas, em horário em que não elas não estejam sob o sol. Repetir por vários dias. Os fungos irão sumir.

Receita do óleo de alho para combater pragas

alho picado

Outra forma de usar o alho é fazer o óleo de alho: 100 gramas de dentes de alho esmagados, colocar em 100 ml de óleo mineral ( compra em farmácias), deixar respousar por 24 horas. Coar.

Acrescentar uma colher de sopa de água e 1 colher de sopa de detergente de cozinha.
Mexer suavemente para não fazer espuma.

Colocar 2 colheres desta mistura num pequeno aspersor, acrescentar 200 ml de água na temperatura ambiente e pulverizar as folhas atacadas por insetos e fungos.

Outra receita com alho para pulverizar na horta:

O alho tem o odor característico que ajuda repelir insetos.

Quando aliado a pimentas-dedo-de-moça, folhas de tomateiro e folhas de hortelã é excelente repelente para pragas de jardim, como gafanhotos, pulgões, grilos e besourinhos , isto é, insetos mastigadores de folhas e brotos.
Como são produtos de plantas de horta, poderá usar sobre couves, salsas e outras hortaliças sem problema.

pulverizaçao com recieta de alho

Para fazer, usar punhados das folhas destas plantas, alguns dentes de alho e pimentas batendo num liquidificador com água fria, coando e colocando no aspersor.

Sempre esperar dia sem sol e quando não estiver para chover.
Isto evitará manchas de queimado sobre as folhas expostas ao sol.

Como todo produto natural deverá ser todo empregue, não guardando para outro dia.