Citronela (Cymbopogon nardus)

Escrito por

A citronela é uma planta aromática cujo óleo é bastante utilizado para a produção de repelentes naturais. Confira a seguir suas características e como cultivá-la.

Nome botânico: Cymbopogon nardus (L.) Rendle
Nome popular: citronela, citronella
Angiospermae – Família Poaceae
Origem: Ásia, região do Sri Lanka

Descrição

Planta herbácea de raízes fasciculadas, entouceirada que pode crescer até 1,50 ou 1,80 m de altura.

Assemelha-se ao capim-limão (Cymbopogon citratus), de mesma origem e gênero, mas espécie diferente. O cheiro do capim-limão é de casca de limão ralada, enquanto a citronela tem um odor diferente, forte e pungente.

citronela cultivoSuas folhas são mais largas, também laminares e os talos parecidos com os da cana-de-açúcar, mas de cor verde-acinzentados.

Não se desenvolve em estolões, como a grama comum, mas suas raízes fortes prendem o solo superficial, impedindo desbarrancamentos.
Veja mais informações em nosso post Projetos para Jardins Rochosos.

Ao lado da planta-mãe crescem filhotes, tomando a touceira grandes dimensões em pouco tempo. As flores desta gramínea são pequenas reunidas em grande panícula acima da planta.
Não tolera geadas, mas pode ser cultivada em todo o país nas regiões de inverno mais ameno.

Como Plantar a Citronela

Para cultivar a citronela plantar a muda ao sol, em local onde possa desenvolver bem a touceira em forma de cascata.

Abrir um buraco do tamanho do torrão, colocar 200 gramas adubo animal de curral bem curtido mais composto orgânico ou húmus de minhoca o quanto necessite. Misturar bem, acomodar o torrão e preencher as laterais. Apertar a terra para fixar a muda e regar bem.

Os tratos culturais são de retirada de folhas secas e adubação de reposição todos os anos no inverno ou na estação chuvosa, com mistura semelhante ao do plantio colocada ao redor da planta.

Óleo Essencial de Citronela para Afastar Mosquitos

repelente citronelaEsta planta fornece óleo essencial de citronela, muito usado para a fabricação de inseticidas e repelentes naturais.

Também é usado para fabricar velas que quando acesas repelem mosquitos e moscas.

Não tem efeito sobre animais domésticos nem humanos, mas não é comestível como o capim-limão que é considerado medicinal, para chás de efeitos calmantes.