Uso de Cinzas de Lareira na Horta e Jardim

Original: https://www.fazfacil.com.br/jardim/cinzas-de-lareira-horta-jardim/ Escrito por

As cinzas provenientes da queima de madeiras, seja na lareira ou em fogueiras são muito ricas em compostos minerais, tais como cálcio, magnésio e fósforo.
Elas são benéficas para a correção do ph do solo. E várias hortaliças se beneficiam dos seus nutrientes.
Leia mais a seguir.

Uso de Cinzas como Fertilizantes

solo plantaçao
As cinzas que aqui tratamos são aquelas produzidas pela queima de madeira, como nas lareiras domésticas, em fogões à lenha, etc.
Esta cinza produzida é um material inorgânico que possui um alto teor de compostos minerais, podendo conter cálcio, magnésio, fósforo – uma espécie de composto mineral que pode ser utilizado para as plantas.

Os agricultores de antigamente usavam as cinzas do fogão para colocar na horta, obtendo um bom resultado.

Em função da agricultura que se expandiu e tornou-se um fator econômico altamente satisfatório, o uso de cinzas foi abandonado.

Agora, para fertilizar o solo, são usados elementos produzidos por moagem de rochas e extração e produção de adubos pelo método químico, devido à exigência de grandes quantidades de nutrientes.

Desvantagens dos Fertilizantes Químicos

A cada nova produção, a lavoura requer nova reposição de fertilizantes para propiciar resultados positivos na próxima safra.

Os fertilizantes químicos têm o argumento de disponibilidade para a planta de forma imediata; por isto a demanda crescente, o que pode ocasionar grandes problemas ambientais, como saturação e contaminação do solo por adubos, escoamento destes com as águas das chuvas, poluindo cursos de água, matando a flora e fauna aquática,etc.

Além disto, para sua produção são necessárias fontes minerais não renováveis, extraídas muitas vezes incorretamente e que estão cada vez mais onerosos para a agricultura.

Fertilizantes Orgânicos

terra paA troca de fertilizantes químicos por orgânicos (biofertilizantes) tem sido estudada e aos poucos formam mais adeptos. O seu uso é renovável, são usados materiais descartados das lavouras.

São eficazes na correção do ph do solo.
Em solos com acidez acentuada e inadequada ao cultivo de plantas atualmente é usado o calcário.

Após a realização da análise do solo, um profissional poderá indicar as quantidades de calcário a ser usado, para tornar o pH de acordo com a cultura.

Como as Cinzas Enriquecem o Solo

As cinzas, além de conter elementos simples que são utilizados pelas plantas, têm também o fator de correção de acidez do solo, pois contém cálcio e magnésio.
Em análise laboratorial também mostraram a presença de ferro, boro, zinco e outros micro-elementos necessários para as plantas.

Usar cinzas nos canteiros, colocando o que é resíduo de lareira ou fogão a lenha então será benéfico, pois hortaliças e aromáticas apreciam um pH mais próximo à neutralidade que é 7,0.

Os tomates, espinafres, ervilhas e alho são algumas que se beneficiam.
Para cultivo de plantas aromáticas, como manjericão, hortelã e outras, também podem ser usadas.

Como Usar as Cinzas na Horta

Misturar as cinzas com o solo de canteiro antes do plantio.
Para dar uma ideia de medida, não usar mais de um volume contido numa lata de leite em pó para um canteiro de 2,0m x 1,0 m.

O uso das cinzas deve ser restrito em plantas que apreciam substrato mais ácido

O uso de cinzas na mistura de composto pode ser usado, com restrições para ixoras (Ixora spp.), gardênia (Gardenia jasminoides), azaleias (Rhododendron simsii e R. indicum) e crótons (Codieum variegatum), que apreciam substrato mais ácido.

Uso das Cinzas Contra Pragas e Insetos

caracolAs cinzas são mais alcalinas, então as lesmas e caramujos não circulam em solo com cinzas.

Espalhar cinzas nos canteiros ao redor de mudas que são procuradas por lesmas é, então, uma coisa boa.

Cinzas colocadas ao redor da entrada da casa de formigas cortadeiras farão com que se mudem de local.

Os cães são atormentados por insetos, como moscas, carrapatos e pulgas, e o uso de cinzas misturada com vinagre e aplicado ao pelo, seguido de uma escovação, os livrará destas pragas.

Contra traças que atacam suas roupas nos roupeiros, usar saches de cinza espalhados, é eficiente.
Somente use tecido que não deixe passar os resíduos finos, evitando, assim, que sujem as peças.

Outros Usos para as Cinzas

  • Podem ser utilizadas para confeccionar sabão, junto com gordura, que poderá ser o óleo de cozinha usado para frituras;
  • Uma mistura de cinzas com um pouco de água, fazer em ponto de pasta, pode ser usado para remover manchas nos móveis;
  • Saches de cinzas colocadas dentro de refrigeradores retira o odor que alguns alimentos emitem;
  • Manchas gordurosas em roupas podem ser removidas com cinza seca. Passar, deixar alguns minutos e escovar.