Chás frescos que aliviam e curam!

Escrito por

Chás  …

Os chás podem ser terapêuticos, para minimizar dores e sensações que nos deixem desconfortáveis.

Por exemplo: Quando nos resfriamos, a tosse e o mal estar geral podem ser tratados com o uso de chá de guaco (Mikania cordifolia), que também é benéfico para gargarejos beneficiando quem está com dor e inflamação na garganta.

ChásPlantas diversas podem ser cultivadas no quintal.

Além do guaco temos a erva-cidreira (Lippia alba) , um pequeno arbusto de flores rosadas.

Suas propriedades calmantes devido à presença de mirceno e citral, aliviam as cólicas intestinais, além de diminuir a ansiedade.

Todos conhecem o velho e conhecido gengibre (Zinziber officinalis), que além de ser usado em pratos doces e salgados tem nos seus rizomas uma série de benefícios para a saúde pelas suas propriedades antissépticas para a boca e garganta.

Propriedades terapeuticas do chá preto e do chá mate

Algumas plantas são tradicionalmente usadas para chás, devido à tradição e mesmo pelo sabor.

Também têm elementos  medicinais, mas nem todas as pessoas conhecem que podem ser terapêuticas também.

O tradicional chá da índia

Estamos falando do tradicional chá-da-índia (Tea sinensis), de cultivo antigo e objeto de desejo do tempo dos descobrimentos da América.

Usado para acompanhar lanches à tarde, para aquecer no inverno e muito conhecido pelos orientais em suas cerimônias do chá.

Contém taninos de grande poder medicinal, principalmente para combater diarréias causadas por microorganismos.

Propriedade medicinal do chá de erva-mate usado no chimarrrão

Chás terapeutico

Mais conhecido nos Estados sulinos do país,  o chá de erva-mate e o chimarrão, duas técnicas diferentes de produção a partir das folhas da árvore-do-mate (Ilex paraguaiensis), também é muito tradicional e com diversas propriedades medicinais.

Atua como estimulante, é excelente para a circulação do sangue, é diurético e facilita a digestão.

Chá é para ser tomado em qualquer estação do ano

Relembrando que chás são elaborados com água quente não fervente, em recipientes não metálicos, deixando alguns minutos antes de consumir.

Além de aquecer, no verão poderão ser  consumidos gelados, com a adição de pedaços de frutas, como morangos, rodelas de limão ou laranja, canela-em-rama, cravos e cardamomo.
Assim, mesmo quem reside em regiões mais tropicais poderá consumir chás,  agradáveis e saudáveis.

Fontes bibliográficas:
MATOS, F.J. Plantas medicinais. Guia de seleção e emprego de plantas usadas em fitoterapia no nordeste do Brasil. Fortaleza, UFC, 2000, 2a.ed.
MORELLI, Miriam R.Stumpf. Guia para produção de plantas medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Porto Alegre, Cidadela, 2010.