Muitas vezes fãs de chás caseiros possuem na horta ou na dispensa ervas que, além de aquecer e alegrar o paladar, possuem propriedades medicinais. Conheça a seguir os principais deles e alivie incômodos como resfriados, ansiedade e má digestão.

Chás Caseiros para a Digestão: Macela ou Marcela-do-Campo

Estamos falando da macela ou marcela (Achyrocline satureoides). Aquela que as pessoas vão para os campos na sexta-feira santa para colher.

Seus capítulos secos podem ser guardados por longo tempo sem perder as propriedades. É usada para facilitar a digestão e para baixar a glicemia entre outras propriedades.

Para Tranquilizar: Chá de Passiflora ou Maracujá

chás caseirosChás fazem bem, alimentam, estimulam e acalmam. Para pessoas agitadas, que têm problemas de insônia, a folha do maracujá (Passiflora) é a recomendação.

Não tem contra-indicações, é de sabor agradável e deve ser ingerido antes de dormir. Se quiser adicionar uma flor de jasmim junto, pode, a combinação é excelente.

O maracujá é uma trepadeira tipo cipó, para regiões de clima ameno a quente, então praticamente todo o país pode cultivá-lo. Somente necessita de um local com sol e uma cerca ou pérgula para crescer.

Chás Caseiros para Gripe: Chá de Gengibre com Alecrim

Quando o tempo muda e a gente por uma razão qualquer está mais sensível, os resfriados chegam para nos atormentar. Coceira na garganta, nariz a fungar, dor no corpo.

chás caseirosUm remédio excelente, do tempo das nossas avós e que não tem prazo de validade é o gengibre com folhas de alecrim. Sim, ervas podem ser misturadas com sucesso!

alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma aromática usada para condimento de receitas salgadas, encontrado facilmente em floriculturas ou até em folhas secas embaladas. O melhor é retirar da planta viva, com mais propriedades e perfume.

Poderá cultivar alecrim na horta ou em vasos nas sacadas, junto a janelas com sol ou no jardim, pois é muito ornamental.

Já o gengibre (Zinziber officinalis) ao comprar um rizoma na feira ou supermercado, você deixa um pedaço para plantar.

Esta herbácea é bastante ornamental, podendo cultivar em vaso largo e raso ou em canteiros. Quando necessitar, abra a terra e retire um pedaço para uso.

Para o chá use somente uma fatia fina, com água quente e umas folhinhas de alecrim, pelo menos 3 vezes ao dia. Verá seu resfriado sumir. E problemas na garganta, como coceira e rouquidão também.

Fichas de Cultivo das Plantas para Chá

Quer iniciar sua hortinha de ervas medicinais? Listamos abaixo as principais delas, com links que ensinam a cultivar e utilizar: