Como plantar a carambola

A cova de plantio deverá ser duas vezes maior que o torrão, colocando um pouco de areia no fundo e descompactando a terra, para garantir uma boa drenagem.

Adicionar 2-3 litros/cova de adubo animal de curral bem curtido, mais 100 g de adubo do tipo NPK com formulação 10-10-10, e mais 100 g de farinha de ossos, misturando com composto orgânico.
Regar bem.

Colocar o torrão, chegar o restante do composto orgânico para completar e regar novamente.

Com isto, bolsões de ar não se encherão de água o que pode ocasionar a podridão de raízes, grande problema que costuma ocorrer nos plantios de mudas.

 

Na ocasião tutorar a muda, com estaca de eucalipto ou bambu, amarrando de leve com corda de algodão para não estrangular a planta.

Cuidados no cultivo:

A adubação de reposição é feita no inverno, colocando composto orgânico misturado com adubo animal de curral bem curtido e farinha de ossos, colocando ao redor da projeção da copa da planta e incorporando ao solo.
Regar a seguir.

Os tratos culturais para a produção constituem no controle de inços e irrigação da muda.
Os ramos secos devem ser retirados com cuidado.

Colheita da carambola :

As plantas oriundas de enxerto produzem mais cedo, a partir do segundo ano, já as de pé franco levam mais tempo.

Para produção comercial, no entanto, somente a partir do quinto ano torna-se compensador, podendo ser obtidos cerca de 1000 frutos por árvore.

O mercado consumidor exige frutos de boa aparência, sem machucados, de sabor adocicado e polpa suave.
Os cuidados de colheita e embalagem devem obedecer aos critérios para frutos tropicais.

É um fruto que ainda poderá ser mais consumido, mas de momento seu preço é muito alto, aliado a uma quase ausência nas gôndolas dos supermercados.