O Capim Dourado (Syngonanthus nitens)

Escrito por

 

Nome botânico: Syngonanthus nitens Ruhland
Nome popular: capim-dourado
Angiospermae – Família Eriocaulaceae
Origem: Jalapão, Tocantis, Brasil

Descrição do Capim Dourado

Planta herbácea monocotiledônea perene, espontânea em regiões arenosas e pantanosas.

capim douradoSuas folhas são curvas, lineares e lanceoladas formando roseta basal , também chamada de sapata pelos artesãos.

Os talos finos crescem cerca de 30 cm ou mais acima do solo e ficam dourados e brilhantes quando as flores estão maduras.

Flores brancas minúsculas dispostas em capítulos em forma de cabeça na extremidade da haste.

Produzem frutinhos secos com duas sementes cada, amareladas, dispostas em inflorescência protegidas por brácteas produzem sementes marrons,ovóides e alongadas.

Cada flor pode produzir cerca de 40 sementes viáveis. O florescimento ocorre na primavera.

Como Cultivar o Capim Dourado

A planta não é cultivada ainda, mas poderia ser, garantindo assim uma produção regular e mais fácil de obter.

O crescimento espontâneo ocorre em locais ensolarados e abertos, de solos arenosos e úmidos como em baixadas entre matas abertas.

O material usado pelos artesãos são os talos das inflorescências e seu período de melhor aparência é depois do dia 20 de setembro. Infelizmente muitos arrancam a planta inteira.

A roseta basal e as flores não são usados no artesanato e uma colheita feita de modo correto garante novas produções para os anos seguintes.

Na tentativa de preservar as plantas, o Governo do Estado do Tocantins elaborou uma Lei do Capim, Portaria Naturantins 362/2007, determinando a colheita das hastes somente de 20 de setembro em diante.

Somente está apto para colher quem estiver cadastrado nas associações dos artesãos que trabalham com o material.

capim douradoExiste inclusive uma calendário elaborado pela Embrapa de Recursos Genéticos e Biotecnologia, analisando o desenvolvimento do capim dourado para a colheita.

Em agosto, ocorre o desenvolvimento das hastes e surgem as flores com alguns frutos já se desenvolvendo, embora a cor das hastes não esteja satisfatória ainda.

De setembro em diante, até o final do mês atinge seu pleno desenvolvimento, quando os talos assumem a cor dourada e brilhante tão apreciada e as flores já estão frutificando e a queda das sementes já está ocorrendo.

É a época permitida e melhor para a colheita. A partir de outubro, as hastes já começam a perder o brilho e as sementes já no chão poderão germinar, com a contribuição das chuvas sazonais na região.

Uso Ornamental e Artesanal do Capim Dourado

mandala

Mandala de capim dourado

Objetos de decoração e utilitários como cestas, pratos e souplats, bandejas, bolsas e outros são procuradas e apreciadas e o comércio para o exterior tem sido incentivo e exportada inclusive para o exterior.

A Associação Capim Dourado do Município da Mumbuca em Mateiros, Tocantins tem o propósito de incentivar o cultivo da planta, promover e estimular a técnica e a comercialização dos produtos dos artesãos associados.

O local onde vivem muitas famílias envolvidas com o produto e atualmente um Parque Estadual poderá ser transformado em Reserva de Desenvolvimento Sustentável, propiciando renda regular aos participantes sem que haja a extinção das plantas.