Capim-do-Texas (Pennisetum setaceum)

Escrito por

O capim-do-texas é uma linda herbácea com flores em forma de plumagem. Requer poucos cuidados, mas pode ser invasiva. Saiba mais sobre ele e aprenda a cultivá-lo.

Nome botânico: Pennisetum setaceum Chiov.
Sin.: Phalaris setacea Forssk.
Nome popular: capim-do-texas, capim-chorão
Angiospermae – Família Poaceae
Origem: África

Descrição

pluma capim-do-texas

Detalhe da flor do capim-do-texas

Planta perene, herbácea, tipo capim, cespitosa, entouceirada de altura até 0,60 metros. As folhas são finas, lineares e curvas cor púrpura. As inflorescências tipo espigas também são recurvadas, causando belo efeito ornamental.

As inflorescências acompanham o colorido da folhagem podendo ser esbranquiçadas, rosas ou roxas.
Floresce no verão.

Como Plantar o Capim-do-Texas

Local de cultivo ensolarado em solo bem drenado e com bom teor de nutrientes. Preparar o canteiro ou recipiente com composto orgânico enriquecido com adubo animal de curral bem curtido.

Para o canteiro usar 3 kg/m2 de adubo animal incorporando bem com a terra. Nivelar o canteiro. Abrir a cova do tamanho do torrão.

A muda em geral é comercializada em baldes moles de plástico. Retirar com cuidado, cortando o plástico. Acomodar a muda na cova, aconchegar a terra e apertar de leve para fixar. Regar a seguir.

Plantio do Pennisetum em Vasos

Para vasos, escolher de preferência tamanhos grandes com boca larga.

Deixar protegido o furo de drenagem com cacos de vasos ou brita. Colocar por cima areia úmida. Colocar o substrato semelhante ao que recomendo para o canteiro.

Plantar a muda acomodando o torrão no recipiente, adicionando mais composto para completar o vaso. Regar a seguir.

Propagação do Capim-Chorão

capim-do-texasA propagação é feita por divisão de touceira, tarefa que poderá ser feita em qualquer época do ano. Retirar a muda do solo, abrir a touceira com faca e separar.

Plantar novamente as mudas obtidas, do mesmo modo que recomendei acima para canteiros ou vasos. Não se esquecer de regar após o plantio.

As sementes do pannisetum se propagam com o vento, gerando novas mudas pois é uma planta de baixa manutenção que se adapta facilmente a diferentes solos. Por isto é considerada uma planta invasiva.
Atualmente estão se criando espécies híbridas com sementes estéreis.

Paisagismo e Uso Decorativo

É usado para vegetação de telhados devido ao seu caráter rústico. É também indicada para retenção de encostas.

No paisagismo, fica interessante sua adição em complemento a outras plantas em canteiros de plantas somente verdes ou de cores de flores que tenham a cor púrpura.