Canteiro de flores para meditação: tons de azul


canteiro-floresO canteiros de flores azuis, suave, intimista e delicado, ideal para recantos de meditação.

a) Salvia-azul (Salvia farinacea) uma herbácea perene de altura média e flores azul cobalto, que pode durar muitos meses, sempre florido.

Usar com acabamento de plantas baixas, sugerimos a grama preta anã (Ophiopogon japonicus).

b) Agerato (Ageratum ), pequena herbácea de folhas claras e flores em capítulos azuis delicados, para canteiros pequenos ao sol.

c) Ruélia-azul (Ruellia coerulea), uma herbácea rizomatosa de flores azuis campanuladas, ótima para extensos canteiros ao sol.

d) Lavanda-de-jardim (Lavandula dentata), folhagem verde prateada e flores em espigas em azul suave, para canteiros de qualquer tamanho, sempre ao sol.

Canteiro com mistura colorida:


canteiro-floresExplosão de cores, numa sugestão bem viva para recantos junto a piscinas e festas de fim de ano.

a) Gailárdias  ou laços- espanhóis (Gaillardia x grandiflora), flores em capítulos bicolores de amarelo e vermelho escuro que atraem principalmente borboletas e florescem desde o final da primavera até o final do verão;

b) Hemerocales (Hemerocallis), uma herbácea decídua de crescimento e florescimento durante o verão, ótima para canteiros redondos, ao longo de muros e para áreas de piscinas. Não necessita de bordadura e faz belo efeito com suas folhas compridas e flores chamativas em diversas cores, sugerimos o de flores laranja.

Canteiro destacando 2 plantas:


Combinação de duas plantas, uma de flores chamativas, outra de folhagem mais neutra.

Para belo efeito,  recomendamos cravinas  (Dianthus chinensis) de flores em diversos tons de rosa e cinerárias (Senecio douglasii), com sua folhagem prateada, cultivo sempre ao sol;

Canteiro intimista de folhagem permanente:


Folhagem permanente como a do fórmio (Phormium tenax)  combinada com cobertura vegetal de flores miúdas, como a azulzinha (Evolvolus glomeratus), também permanente, podem dar um encanto a pequenos canteiros ao sol durante o verão.

Canteiro destacando uma flor:

canteiro flores Maciço de uma herbácea permanente de intenso florescimento durante a primavera e o verão e esporádico durante o resto do ano: margarida-do-cabo (Osteospermium ecklonis), para canteiros de qualquer tamanho, sempre ao sol.

1
2
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.