Aprenda a plantar a canela, árvore que origina o tão famoso tempero amplamente usado na cozinha. Para fazer a retirada da casca, esperar três anos após o plantio. Saiba mais a seguir.

Nome Botânico: Cinnamomum zeylanicum Nees Sin: Laurus cinnamomum L.
Nomes Populares: canela, caneleira
Família: Angiospermae – Família Lauraceae
Origem: Originária da Índia e Sri Lanka.

Descrição

Árvore de até 9,0 metros de altura, casca grosseira e folhas simples, opostas com nervuras longitudinais bem marcadas, página superior brilhante.

As flores são pequenas, amarelo-esverdeadas, perfumadas reunidas em inflorescência terminal. O fruto é uma baga ovóide de cor escura.

Como Cultivar a Canela

Caneleira

As caneleiras necessitam de locais ensolarados, temperaturas altas para se desenvolverem. Os estados produtores no país são Rio de Janeiro e os da Região Norte e Nordeste. Temperaturas ideais de cultivo em torno de 27 e 29ºC.

A caneleira também é muito ornamental e poderá ser usada em arborização de jardins, parques e ruas

Sua propagação é feita por sementes ou estaquia de ramos, colocados em ambiente protegido.

Semear em sementeiras próprias ou tubetes, com substrato de casca de arroz ou vermiculita, mantendo úmido até a emergência.

Quando a muda estiver com 10 folhinhas transplantar para sacos e manter em cultivo de sombra a 50% até a hora de levar para o campo ou comercializar. Para culturas as mudas muito novas necessitam de sombreamento, recomendando-se a consorciação com frutíferas.

No plantio abrir uma cova com o dobro do tamanho do torrão, colocar areia no fundo e cerca de 2 a 3 litros de adubo animal de curral bem curtido misturado com composto orgânico.

Em regiões quentes, regar o fundo da cova antes de colocar o torrão. Preencher ao redor da muda com mistura de composto orgânico e adubo animal misturados, regando a seguir. Fazer uma bacia com a terra que sobrou do buraco, para ajudar nas regas iniciais.

Regar diariamente por um mês. Depois espaçar as regas ou usar rega por gotejamento eu plantio.