Canela (Cinnamomum zeylanicum)

Escrito por

Aprenda a plantar a canela, árvore que origina o tão famoso tempero amplamente usado na cozinha. Para fazer a retirada da casca, esperar três anos após o plantio. Saiba mais a seguir.

Nome Botânico: Cinnamomum zeylanicum Nees Sin: Laurus cinnamomum L.
Nomes Populares: canela, caneleira
Família: Angiospermae – Família Lauraceae
Origem: Originária da Índia e Sri Lanka.

Descrição

Árvore de até 9,0 metros de altura, casca grosseira e folhas simples, opostas com nervuras longitudinais bem marcadas, página superior brilhante.

As flores são pequenas, amarelo-esverdeadas, perfumadas reunidas em inflorescência terminal. O fruto é uma baga ovóide de cor escura.

Como Cultivar a Canela

Caneleira

As caneleiras necessitam de locais ensolarados, temperaturas altas para se desenvolverem. Os estados produtores no país são Rio de Janeiro e os da Região Norte e Nordeste. Temperaturas ideais de cultivo em torno de 27 e 29ºC.

A caneleira também é muito ornamental e poderá ser usada em arborização de jardins, parques e ruas

Sua propagação é feita por sementes ou estaquia de ramos, colocados em ambiente protegido.

Semear em sementeiras próprias ou tubetes, com substrato de casca de arroz ou vermiculita, mantendo úmido até a emergência.

Quando a muda estiver com 10 folhinhas transplantar para sacos e manter em cultivo de sombra a 50% até a hora de levar para o campo ou comercializar. Para culturas as mudas muito novas necessitam de sombreamento, recomendando-se a consorciação com frutíferas.

No plantio abrir uma cova com o dobro do tamanho do torrão, colocar areia no fundo e cerca de 2 a 3 litros de adubo animal de curral bem curtido misturado com composto orgânico.

Em regiões quentes, regar o fundo da cova antes de colocar o torrão. Preencher ao redor da muda com mistura de composto orgânico e adubo animal misturados, regando a seguir. Fazer uma bacia com a terra que sobrou do buraco, para ajudar nas regas iniciais.

Regar diariamente por um mês. Depois espaçar as regas ou usar rega por gotejamento eu plantio.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: TANAKA Juuyoh (田中十洋), Suresh Aru, John Tann