Cálamo Aromático (Acorus calamus)

Escrito por

Nome botânico: Acorus calamus L.

Nome popular: cana-cheirosa, cálamo-aromático, açoro, acoro, acorus

Angiospermae – Família Acoraceae (ex-Araceae)

Origem: América do Norte, Ásia

Cálamo aromático (Acorus calamus) – Descrição

Planta herbácea perene rizomatosa de folhas lineares finas de margens creme com altura variável até 1,20 m, a grande maioria fica  entre 0,15 e 0,35 m, atingindo de 0,15 a 0,58 m de diâmetro.

Suas flores são em formato de espádice sem atração ornamental.

A planta toda exala odor agradável, sendo seu óleo essencial extraído para perfumaria. 

Como plantar o cálamo ou Açoro

acorus-2.É espontânea no seu local de origem, crescendo em bancos de areia junto a cascatas, podendo ficar semi-submersa na água, desde que esta tenha pouca correnteza, como nos pântanos.

Para cultivar, escolher as áreas junto a laguinhos onde receba muito sol e tenha bastante umidade no solo, que deverá ser rico em matéria orgânica.

Para ornamentar laguinhos, colocar um pedra dentro dele, o vaso com o acorus plantado deixando que o fundo do vaso fique com uma parte submersa.

O vaso deverá receber um pedaço de manta acrílica no fundo, evitando que a terra saia e encha o laguinho.

Misturar uma porção de composto orgânico e areia em partes iguais, acrescentando com 100 gramas de adubo animal de curral bem curtido.

Plantar a muda e colocar sobre a pedra no lago.

Propagação:

Por divisão de touceiras a cada 3 anos.

Paisagismo

Pode ser usado em containers, bordas de laguinhos, como cobertura vegetal para áreas sem pisoteio onde se necessita de planta de médio porte e que tenha umidade para seu cultivo, como em áreas no fundo de declives.

Outra espécie do mesmo gênero:
Acorus gramineus variegatus (Acorus golden grassy-leafed sweet flag), de folhas finas verde amarelado de margens brancas com 0,35 m de altura, assemelha-se a gramíneas.

planta-acorus

Curiosidades: uso medicinal

O acorus é considerado planta medicinal, suas folhas e rizoma contêm fenol, cânfora, cariofileno, dextrina, cálcio, canfeno e zinco.

Muito usada na Ásia para tratamento de problemas respiratórios, edemas e como adstringente.