Bromélia Cryptanthus

Escrito por

 

Nome Técnico: Cryptanthus
Nomes Populares: Bromélia Cryptanthus
Família: Angiospermae – Família Bromeliaceae.
Origem: Originária da Flórida, América Central e Brasil.

Descrição

Cryptanthus Bromélia A planta tem a roseta aberta, folhas mais estreitas, variegadas com listras longitudinais, às vezes com espinhos, com forma de estrela.

As cores podem ser verdes e creme, verde e rosa, ou as três cores juntas.

Na natureza aparecem em florestas úmidas, pouco iluminadas e de alta temperatura.

Suas flores são brancas e bem pequenas, mas sua floração é pouco chamativa.

A espécie Cryptanthus bahianus é uma planta que cresce em fendas de rochas e sua cor é mais uniforme, avermelhada. Desenvolve-se sob sol e com pouca umidade.

Como Plantar

Seu cultivo deve ser em locais de estufa ou interiores sem sol direto em substrato rico em húmus e minerais, poroso e com boa drenagem. Pode-se utilizar esfagno, areia, vermiculita e composto orgânico de folhas para este gênero. A adição de cascas de pinus também pode ser feita para tornar mais poroso o meio. O substrato deve ser mantido levemente úmido, pois o tanque desta planta é muito pequeno.

A adubação poder ser feita também diluindo o adubo foliar ou mesmo o granulado formulação 10-4-16 ou similar, aspergindo sobre as folhas. Cuidar para que não fique ao sol para evitar queimaduras nas folhas.

A reprodução em geral acontece por inúmeras brotações laterais que facilmente podem ser separadas e plantadas. Seu cultivo em vaso largo e de pouca altura é muito interessante, fomando densa colônia.