Berinjela (Solanum melongena)

Escrito por

 

 

Nome botânico: Solanum melongena L.

Nome popular: berinjela, beringela

Angiospermae – Família Solanaceae

Origem: Índia

Berinjela (Solanum melongena) – Descrição

Arbusto perenifólio de 0,50 até 1,80 m de altura, caule semi-lenhoso ereto ou prostrado, bastante ramificado.

As folhas são verdes inteiras e grandes com lobos recortados e nervuras marcadas, inseridas de forma alternada na planta.
Suas flores são lilases ou roxas, solitárias ou reunidas em inflorescência, com cálice verde e persistente.

Os frutos que se seguem são grandes, ovais de casca lisa brilhante, podendo ser roxos, pretos, esbranquiçados, amarelados ou manchados de roxo e branco.

Como cultivar a berinjela

Solanum melongenaLocal de cultivo ao sol. A planta apresenta sensibilidade ao frio, sendo mais cultivada na Região Sudeste.

É uma planta que necessita de clima com temperaturas em torno de 20 a 27 0C para a noite e até 35 0C para durante o dia, com umidade relativa do ar elevada, em torno dos 80%.

Após instalada haverá produção de frutos o ano todo e apesar de ser considerada uma planta de cultivo perene, na lavoura é cultivada como anual, sendo raro o processo de poda para novo rebrote.

<em>Na horta caseira podemos fazer isto, produz frutos por mais um tempo, bastando uma a duas mudas para alimentar toda a família.</em>

Na lavoura recomendamos a análise de solos e a correção com calagem para um pH de cultivo na faixa de 5,5 a 6,5, cálculo efetuado por profissional da área.

Após a preparação do canteiro retirando inços e plantas fenecidas, colocar adubo animal de curral bem curtido cerca de 3kg/m2 ou adubo de aves, metade desta quantidade.

Incorporar bem e plantar as mudinhas, usando um espaçamento  de 1,0 – 1,5 m entre filas e 0,70 – 1,0 m entre plantas para boa luminosidade das mudas. Após o plantio regar bem.

Propagação da Berinjela (Solanum melongena)

berinjela mudas

mudas de hortaliças

A propagação é feita por sementes, colocadas em caixotes ou sementeiras comerciais com duas a três sementes no mesmo espaço.

Na horta caseira iremos utilizar recipientes descartáveis tais como copinhos de água, embalagens de leite ou sucos, cortando um canto da base para a saída das águas de regas.

Utilizar terra compostada misturada com areia para facilitar a retirada da embalagem.
Colocar as sementes  numa pequena cova com 1,5 a 2 cm de profundidade, cobrindo com o substrato.
Regar e manter em cultivo protegido até levar para o canteiro.

A germinação ocorre dentro de 4 a 5 dias e quando tiver de 5 a 6 folhinhas poderá levar para o canteiro, o que levará cerca de 25 a 35 dias após a semeadura.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Starr Environmental, sleepyneko