Aprenda a cultivar a begônia river-nile, espécie adaptável que se dá bem em ambientes de interior e é fácil de manter sempre bonita.[clear]
Nome botânico: Begonia‘ River-Nile’ , cv. Begonia Rhizomatous river
Nome popular: begônia “do rio Nilo”
Família: Begoniaceae
Origem: nativa das Américas Tropicais
[h2 type=”2″ width=””]Descrição[/h2]
Planta herbácea perene, rizomatosa de altura em torno de 30 a 45 cm e diâmetro de 45 a 60 cm de talos longos, finos e carnosos, surgindo direto do rizoma.
As folhas são grandes em forma de rim na cor verde chartreuse e as bordas onduladas com pontuações verde-bronze e pequeninos pelos claros.
Floresce periodicamente ao longo do ano, em racemos de flores na rosa, perfumadas, suspensas em pedúnculo carnoso.
As flores atraem insetos polinizadores, como abelhas, vespas e borboletas.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Como Cultivar[/h2]
Este cultivar deve ficar em ambiente muito claro, sem sol direto, sendo ideal para cultivo dentro de casa. As mudas são comercializadas em vasos de plástico ou de barro.
Quando o vaso ficar pequeno ou desejar colocar em recipiente mais ornamental, será necessário preparar o substrato. O recomendado deve ser poroso, leve, com bom teor de matéria orgânica e pH em torno de 6,1 a 6,5.
Usar a mistura de composto orgânico, areia e húmus de minhoca, na proporção de 3:1:1 e plantar em vasos grandes em torno de 60 cm de altura e 50 cm de boca, pois os rizomas se desenvolvem utilizando todo o espaço.
Proteger o fundo do vaso com um pedaço de geomanta, tnt (não tecido) ou pedrinhas, para garantir a drenagem. Por cima colocar um punhado de areia e parte do substrato misturado antes de colocar o torrão.
Retirar a muda com cuidado do antigo recipiente, deitando o vaso e soltando a terra junto da parede. Acomodar o torrão no novo berço e preencher as laterais com a mistura preparada. Regar para que a terra do torrão e do vaso se unam.
As regas deverão ser regulares, sem encharcamentos, o que poderá levar ao apodrecimento dos rizomas. Na estação fria é conveniente deixar o substrato quase secar entre as regas.
[h2 type=”2″ width=””]Como Fazer Mudas desta Begônia[/h2]
A propagação é feita por divisão de rizomas ou, um pouco mais trabalhoso, por estaca das folhas. Mudas a partir das folhas Cortar a folha bem desenvolvida com um pouco de pecíolo e colocar em areia ou perlita úmida.
Com estilete limpo e afiado cortar as nervuras maiores.
Com palitos fixar a folha sobre o substrato, de forma a que os cortes fiquem em contato com a superfície. Regue periodicamente e deixe em local protegido.
Dentro de algum tempo junto aos cortes surgirão pequenas folhas, dando origem a novas mudas.
[h2 type=”2″ width=””]Propagação por Sementes[/h2]
As sementes também são viáveis, exigindo um pouco de cuidado. Para semear, usar um recipiente com terra de canteiro ou composto orgânico, deixando-o umedecido e nivelado.
Colocar as sementes neste berço e cobrir com areia seca peneirada. Regar periodicamente com jato bem fino para manter a umidade, mas sem encharcamentos. Deixar em local protegido do sol.
Quando as mudinhas atingirem ponto que puderem ser manuseadas, realizar o transplante para vasinho com o mesmo tipo de substrato recomendado.
[h2 type=”2″ width=””]Uso Decorativo e Paisagismo da Begônia “River Nile”[/h2]
Para decoração de interiores, deixar o vaso sempre próximo a janelas, mas sem o sol da tarde que poderá queimar as folhas. Esta begônia também pode ser cultivada em áreas externas, desde que esteja abrigada de chuvas, do frio no inverno e do sol da tarde.
A cor das folhas é a grande atração e poderá fazer belo efeito em vaso sobre pedestal, longe da parede, pois formará touceira arredondada.