Base para preparações alimentícias, usado na medicina e na indústria, o limão, em seus variados tipos, é uma fruta muito versátil.
Não se sabe onde exatamente surgiu, mas tudo indica que sua origem é asiática, e passou a ser utilizado na Europa a partir do comércio estabelecido com os mercadores árabes entre os anos 1000 e 1200.
Antes de ser um item alimentício, era usado principalmente por suas propriedades medicinais. No conhecimento popular da época, servia para limpezas e afastar pragas.
É com a colonização européia das Américas que o limão chegou do outro lado do mundo e hoje é um ingrediente indispensável na culinária brasileira.
Aqui, são quatro os tipos de limão mais conhecidos, embora nem todos sejam limões segundo a classificação botânica. Venha com a gente conferir quais são!
Limão taiti
O tipo de limão mais usado no Brasil, possui polpa farta em sumo, geralmente sem sementes e de casca fina. Serve ao preparo de doces, tortas, sorvetes, mousses, limonada e outros.
É também o ingrediente certeiro da famosa caipirinha. No drink feito de fruta, cachaça, gelo e açúcar, o limão taiti é sempre a primeira opção de fruta no gosto popular. Casa bem misturado a outras frutas, como limão e abacaxi.
Limão cravo
Limão cravo, ou mesmo limão rosa, limão capeta, caipira, dentre outros, é mais um tipo bastante comum no país. Sua casca é de cor alaranjada, e, ao contrário do taiti, normalmente tem muitas sementes.
Possui sabor marcante e é utilizado sobretudo no tempero de frango e peixe. Na Bahia, mais conhecido por limão rosa, junto ao azeite de dendê e o coentro, forma a tríade essencial para o preparo de moquecas.
Tipos de limão: siciliano
O limão siciliano, segundo a classificação botânica, é o “verdadeiro limão”, e os demais seriam variações cruzadas com limas e tangerinas. Possui cor amarelada e um formato distinto dos demais, seu sabor garante um amargor refrescante às receitas.
Se é siciliano, então veio da Sicília… certo? Não! Embora carregue este nome, também tem origem asiática como os demais, e é assim denominado porque teve uma boa adaptabilidade em Sicília, na Itália.
Tanto se adaptou que ficou assim conhecido e esteticamente é bem utilizado em padrões da grife italiana Dolce & Gabbana – cujo um dos fundadores era, isso mesmo, da Sicília.
Tipos de limão: galego
Muito saboroso, possui casca amarelada, formato arredondado e é de tamanho pequeno.
Menos usual encontrá-lo nos mercados e hortifrutis hoje em dia, já foi amplamente empregado em temperos, molhos, sorvetes, sucos, doces e drinks – antes do taiti ser o queridinho nas pedidas de caipirinha, era o limão galego que dominava.
Usos medicinais do limão
Com diversos tipos, tamanhos, e nuances de cores e sabores, todo limão é rico em propriedades medicinais.
Grande aliado em resfriados e afins, o limão é uma abundante fonte de Vitamina C, atuando na prevenção de doenças e no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, a Vitamina C também age junto à saúde ocular.
Para os que precisam perder peso, adicioná-lo na água vai lhe conferir um sabor agradável e inibir a fome. Paralelo a isso, mas fazendo outro uso, sua acidez é boa para a digestão e alívio de indigestão.
Melhora também a saúde da pele e previne o envelhecimento precoce, por possuir antioxidantes.
Em remédios caseiros, além do combate aos resfriados, a fruta também é usada para tratar enxaquecas e náuseas.
Lembramos que seu uso medicinal deve sempre ser acompanhado por um atendimento médico e com atenção para possíveis interações adversas com remédios.
Hora da degustação
Já diz o ditado: se a vida te der limões… Faça uma limonada!
Mas com tantos tipos e propriedades que o limão tem, apostar seu uso em receitas variadas vai ser um sucesso.
Mousse de limão
Uma opção de doce simples e gelado, perfeito para o verão.
Você vai usar:
- 01 caixa de leite condensado
- 01 caixa de creme de leite
- ½ xícara de sumo de limão (sem água)
- Raspas da casca para confeitar
O preparo é feito em liquidificador: bata o leite condensado e o creme de leite, adicionando o sumo aos poucos. Deixe bater até ficar bem consistente. Coloque em uma vasilha, jogue as raspas por cima e leve à geladeira.
O mousse também pode ser usado para compor outras receitas, como uma torta de limão.
Bolo de limão
Já experimentou trocar o leite do preparo do bolo pelo suco de limão? Faça sua receita usual de bolo, mas troque um ingrediente pelo outro e veja o resultado! Anota essa dica: pode ser servido com sorvete, e será uma perfeita sobremesa.
Massa ao molho de limão
Combinar limão em um molho cremoso com creme de leite e parmesão vai dar à sua massa um sabor único e refrescante.
Tipos de limão: útil e versátil como seus variados tipos
Saboroso e nutritivo, o limão é essencial ao nosso cotidiano para compor uma dieta balanceada. Com tantos benefícios que traz e possibilidades de uso diversas, não seria diferente.
- Veja mais: Pequeno jardim: 8 grandes ideias. Confira!