Árvores frutíferas

Como plantar árvores frutíferas em um clima tropical como o Brasil? 

Materiais necessários para o plantio de árvores frutíferas

mangueira
mangueira

Para o plantio de árvores frutíferas, iremos necessitar de adubo animal curtido de gado ou aves, que é comercializado em sacos.

Também farinha de ossos que é boa fonte de fósforo.

Areia de construção para ajudar a drenagem e composto orgânico e/ou húmus de minhoca, para adicionar elementos orgânicos para a planta e melhorar suas condições de absorção de nutrientes do solo.

Adubo químico granulado NPK fórmula 10-10-10 para rápida absorção, pois está imediatamente disponível para as plantas.

Mais algumas coisas deveremos deixar à mão para o plantio: pá de corte para abrir buracos, pazinha de jardim, tutor de madeira, cordão ou atilho de plantio para amarrar a muda, podão, luvas de jardinagem e carrinho ou balde para misturar o substrato de plantio.

Método para plantio de arvores frutiferas

árvores frutíferas - Árvore recém transplantada
Árvore recém transplantada

Determinado onde serão plantadas as mudas, abriremos a cova com o dobro do tamanho do torrão.

Por exemplo, se o torrão tiver 20 cm de diâmetro por 30 cm de altura, abriremos uma cova com 40 cm de diâmetro por 60 cm de altura.

A estas alturas, você se perguntará se estamos escrevendo certo.
Sim e explicaremos para você entender.

Nas laterais acrescentaremos o composto orgânico, isto é, um ótimo substrato que as raízes que crescem perpendicularmente ao tronco encontrarão ao se espalharem e crescerem ao redor do tronco.

Embaixo, nós faremos camadas sucessivas de diferentes elementos, conforme as raízes forem crescendo irão encontrá-las.

Por que você sabe que uma vez plantada, só será possível disponibilizar adubo para as raízes que estão mais na superfície o que nem sempre fornece o suficiente para a planta, principalmente se o solo da região for pobre.

Quando uma arvore  frutifera  não recebe nutrientes ela poderá parar de florescer ou, se florescer, as flores cairão e não haverá frutos.

Claro que se você não cuidar de fornecer água para a planta isto também irá ocorrer.

E o que colocaremos? Ao abrir a cova, o solo no fundo deverá ser solto para não formar uma camada dura que ficará impermeável, principalmente se este solo for muito argiloso.

Uma boa porção de areia no fundo, dando uma leve misturada com o solo solto, garantirá melhor percolação das águas de rega e chuva.

Adubação de árvores frutíferas

Colocar a seguir adubo animal curtido, de preferência de aves, senão o de bovino, misturado com terra comum ou composto orgânico.

árvores frutíferas - composto organico
composto organico

Por cima, colocar adubo granulado tipo NPK formulação 10-10-10, misturando com areia.

Colocar composto orgânico em cima e então colocar o torrão com a planta.

Se retirar a planta de um saco, balde mole ou vaso plástico, o torrão compactado deverá ser umedecido e desestruturado na borda, para permitir o crescimento das raízes.

Ao redor do torrão, colocar composto orgânico.

Colocar o tutor para a muda, apertar o solo junto ao torrão e regar.

Uma coisa importante: não enterrar a muda de forma que o colo da planta ( onde o tronco está ao nível do solo do torrão) fique com este abaixo do nível do terreno, pois prejudica muito a aeração.

Para adubar novamente deveremos seguir as recomendações inerentes a cada planta, que você encontrará nas fichas das plantas sugeridas para que você possa implantar um pequeno pomar no seu espaço.

Nos próximos dias deverá regar todos os dias que não houver chuvas.
O grande problema da fenescência de mudas é a falta de água.

Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.