Árvores e Arvoretas para Áreas Sombreadas

Árvores, na grande maioria, são de cultivo ao sol. Cultivar árvores em locais com muita sombra tem como resultado mudas sem muita copa, com o tronco pouco desenvolvido e alongado, pois a planta busca a luz. A avaliação da quantidade de luz ao longo do ano poderá ser de grande ajuda. Conheça outras dicas para ter árvores e arvoretas saudáveis mesmo na sombra.[clear]

[h2 type=”2″ width=””]Direções e Incidência de Luz do Sol[/h2]

No inverno, nos Estados mais ao sul do país, muitas plantas perdem de forma total ou parcial as folhas. Isso possibilita áreas com muito sol, benéficas para diminuir a umidade.

A quantidade de luz natural é determinada pela orientação do espaço. Será luz solar direta o dia todo para exposição Norte, enquanto a oeste teremos mais sol à tarde. Para o leste, mais sol da manhã até o meio dia.

O lado para sul poderá ter sombras de edificações e quase sempre teremos sombreamento maior. O espaço na sombra poderá, no entanto, ter luz refletida por muros e paredes claras, por vegetação esparsa, etc.

[h2 type=”2″ width=””]Arvoretas para Áreas de Sombra[/h2]

Árvores são sempre bem-vindas, mas muitos terrenos não têm condições de ter uma árvore de grande porte. Há, no entanto exemplares arbóreos de menor porte e também arbustos que atingem altura maior, chamados de arvoretas.

Dentre muitas, indicamos algumas que podem ser cultivadas em áreas com maior sombra.

[h3 type=”2″]Acer (Acer japonicum ‘Acotinifolium’)[/h3]

O acer possui folhagem avermelhada, folhas decíduas e altura entre 2,50 a 3,50 m, para regiões mais frias ou de altitude.

[h3 type=”2″]Corniso-florido (Cornus florida)[/h3]

cornisoAté 10,0 m de altura, folhas decíduas compostas, que ficam douradas no outono.

As flores são pequenas em inflorescência tipo umbela rodeadas por brácteas brancas ou rosa. Seus frutinhos vermelhos atraem pássaros.

Florescimento na primavera.

[h3 type=”2″]Magnólia-Rosa (Magnolia x soulangiana)[/h3]

Árvore de pequeno porte, com altura de 6,0 a 8,0 m, folhas grandes ovais e decíduas.

É um híbrido de Magnolia denudata com Magnolia liliiflora, esta última muito conhecida nos Estados do Sul do país.

Suas flores são grandes, vistosas e têm forma que lembram tulipas. A floração ocorre com a planta ainda desfolhada e se constitui em um espetáculo no jardim.

[h3 type=”2″]Kiri ou kiri-Japonês (Paulownia tomentosa)[/h3]

kiriÁrvore de altura em torno de 25,0 m, com folhas grandes, pilosas e decíduas. Suas flores tubulares têm cor violeta e reúnem-se em grandes panículas.

O florescimento ocorre na primavera com a árvore ainda sem folhas.[clear]

[h2 type=”2″ width=””]Tuia-Canadense (Tsuga canadensis)[/h2]

Uma conífera de folhagem perene de cor verde escura, com altura em torno de 20,0 m. Interessante para agrupamentos de coníferas de coloração e formato diverso ou para quebra ventos.

[h2 type=”2″ width=””]Outras Espécies de Arvoretas de Sombra[/h2]

[h3 type=”2″]Louro-manchado ou aucuba (Aucuba japônica)[/h3]

aucubaArbusto de altura até 3,0 m, que pode ser conduzido para a formação de uma arvoreta.

É uma planta dioica, isto é, existe uma planta feminina e outra masculina, mas suas flores não são consideradas como ornamentais.

A planta feminina produz frutinhos vermelhos não atraente para pássaros. As folhas são ovais pintalgadas de creme, com belo efeito entre plantas somente verdes.

[h3 type=”2″]Camélia (Camellia japônica)[/h3]

Uma arvoreta ou arbusto de grande porte, altura em torno de 6,0 m, com lento crescimento. A camélia tem folhas perenes ovais brilhantes e flores simples ou dobradas sem perfume nas cores branca, rosa, vermelha e rosa variegada de branco, com florescimento no inverno.

[h3 type=”2″]Evônimo (Euonymus japônica)[/h3]

Uma arvoreta ou um arbusto de grande porte em torno de 5,0 m, folhas perenes verde escuras. Nos cultivares, o evônimo possui folhas verdes manchadas de amarelo.

Suas pequenas flores são brancas, surgindo na primavera, mas não atrativas do ponto de vista ornamental.

[h3 type=”2″]Jasmim-do-Imperador (Osmanthus heterophyllus)[/h3]

jasmim do imperadorUm arbusto ou arvoreta com altura até 12,0 m, de folhas ovais perenes e flores pequeninas na cor branca ou amarelada, que exalam doce perfume no período da tarde, principalmente.

É possível controlar seu tamanho por podas.[clear]

[h3 type=”2″]Pitosporo (Pittosporum tobira)[/h3]

De folhas variegadas de verde e creme e flores pequenas brancas, o pitosporo não tem importância ornamental.

Cresce até 6,0 m de altura, mas pode ser controlado por podas, tornando-se uma arvoreta ou arbusto topiado.

Postado por
Eng. Agr. Míriam Stumpf
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

A ciência do sono, um campo cada vez mais vital da pesquisa médica e psicológica, oferece insights fascinantes sobre como...

Colorir é uma atividade que vai além do simples ato de pintar: é uma forma de relaxamento e uma maneira...

A Jade Vermelha, ou Mucuna bennettii, é uma planta exótica e visualmente impressionante, muito apreciada em jardins tropicais por suas...