Árvores e Arvoretas para Áreas Sombreadas

Escrito por

Árvores, na grande maioria, são de cultivo ao sol. Cultivar árvores em locais com muita sombra tem como resultado mudas sem muita copa, com o tronco pouco desenvolvido e alongado, pois a planta busca a luz. A avaliação da quantidade de luz ao longo do ano poderá ser de grande ajuda. Conheça outras dicas para ter árvores e arvoretas saudáveis mesmo na sombra.

Direções e Incidência de Luz do Sol

No inverno, nos Estados mais ao sul do país, muitas plantas perdem de forma total ou parcial as folhas. Isso possibilita áreas com muito sol, benéficas para diminuir a umidade.

A quantidade de luz natural é determinada pela orientação do espaço. Será luz solar direta o dia todo para exposição Norte, enquanto a oeste teremos mais sol à tarde. Para o leste, mais sol da manhã até o meio dia.

O lado para sul poderá ter sombras de edificações e quase sempre teremos sombreamento maior. O espaço na sombra poderá, no entanto, ter luz refletida por muros e paredes claras, por vegetação esparsa, etc.

Arvoretas para Áreas de Sombra

Árvores são sempre bem-vindas, mas muitos terrenos não têm condições de ter uma árvore de grande porte. Há, no entanto exemplares arbóreos de menor porte e também arbustos que atingem altura maior, chamados de arvoretas.

Dentre muitas, indicamos algumas que podem ser cultivadas em áreas com maior sombra.

Acer (Acer japonicum ‘Acotinifolium’)

O acer possui folhagem avermelhada, folhas decíduas e altura entre 2,50 a 3,50 m, para regiões mais frias ou de altitude.

Corniso-florido (Cornus florida)

cornisoAté 10,0 m de altura, folhas decíduas compostas, que ficam douradas no outono.

As flores são pequenas em inflorescência tipo umbela rodeadas por brácteas brancas ou rosa. Seus frutinhos vermelhos atraem pássaros.

Florescimento na primavera.

Magnólia-Rosa (Magnolia x soulangiana)

Árvore de pequeno porte, com altura de 6,0 a 8,0 m, folhas grandes ovais e decíduas.

É um híbrido de Magnolia denudata com Magnolia liliiflora, esta última muito conhecida nos Estados do Sul do país.

Suas flores são grandes, vistosas e têm forma que lembram tulipas. A floração ocorre com a planta ainda desfolhada e se constitui em um espetáculo no jardim.

Kiri ou kiri-Japonês (Paulownia tomentosa)

kiriÁrvore de altura em torno de 25,0 m, com folhas grandes, pilosas e decíduas. Suas flores tubulares têm cor violeta e reúnem-se em grandes panículas.

O florescimento ocorre na primavera com a árvore ainda sem folhas.

Tuia-Canadense (Tsuga canadensis)

Uma conífera de folhagem perene de cor verde escura, com altura em torno de 20,0 m. Interessante para agrupamentos de coníferas de coloração e formato diverso ou para quebra ventos.

Outras Espécies de Arvoretas de Sombra

Louro-manchado ou aucuba (Aucuba japônica)

aucubaArbusto de altura até 3,0 m, que pode ser conduzido para a formação de uma arvoreta.

É uma planta dioica, isto é, existe uma planta feminina e outra masculina, mas suas flores não são consideradas como ornamentais.

A planta feminina produz frutinhos vermelhos não atraente para pássaros. As folhas são ovais pintalgadas de creme, com belo efeito entre plantas somente verdes.

Camélia (Camellia japônica)

Uma arvoreta ou arbusto de grande porte, altura em torno de 6,0 m, com lento crescimento. A camélia tem folhas perenes ovais brilhantes e flores simples ou dobradas sem perfume nas cores branca, rosa, vermelha e rosa variegada de branco, com florescimento no inverno.

Evônimo (Euonymus japônica)

Uma arvoreta ou um arbusto de grande porte em torno de 5,0 m, folhas perenes verde escuras. Nos cultivares, o evônimo possui folhas verdes manchadas de amarelo.

Suas pequenas flores são brancas, surgindo na primavera, mas não atrativas do ponto de vista ornamental.

Jasmim-do-Imperador (Osmanthus heterophyllus)

jasmim do imperadorUm arbusto ou arvoreta com altura até 12,0 m, de folhas ovais perenes e flores pequeninas na cor branca ou amarelada, que exalam doce perfume no período da tarde, principalmente.

É possível controlar seu tamanho por podas.

Pitosporo (Pittosporum tobira)

De folhas variegadas de verde e creme e flores pequenas brancas, o pitosporo não tem importância ornamental.

Cresce até 6,0 m de altura, mas pode ser controlado por podas, tornando-se uma arvoreta ou arbusto topiado.