Arranjo de Suculentas para Mesa

Escrito por

As plantas suculentas estão na moda e todos ficam apaixonados por elas. Seu cultivo é simples e, mesmo em interiores, desde que sejam bem iluminados, poderemos mantê-las. Aprenda como montar um vaso com arranjo de suculentas.

Embora se desenvolvam melhor com algumas horas de sol, poderemos sempre levar o recipiente para junto de uma janela. Lá ela deverá ficar algumas horas, uma a duas vezes por semana.

Mas um cuidado deveremos ter: evitar o sol do princípio da tarde, que é muito forte e poderá danificar as folhas.

Dicas de Plantio para Arranjos de Suculentas de Interior

Os recipientes são os mais variados que poderemos usar. Vasos de cerâmica com ou sem vitrificação, plásticos, porcelana e vidro.
Para recipientes sem furos de drenagem recomendamos uma base de pedriscos para que a água fique ali estocada e não apodreça as raízes.

O substrato deve sempre ser bem poroso, como uma mistura de areia ou perlita com húmus de minhoca e composto orgânico em partes iguais.

A adubação periódica a cada 3 ou 4 meses poderá ser feita na forma líquida, uma colherinha de chá de adubo NPK formulação 10-10-10, diluída em um copo de água. Não deixar a água com adubo tocar nas folhas para evitar a queima.

Idéias de Suculentas que Ficam Bem em Arranjos de Vaso

No passo a passo estamos sugerindo as seguintes plantas para o arranjo:

Rosa-de-Pedra (Echeveria spp.)

Encontramos várias espécies da rosa-de-pedra: com folhas em verdes ou verde acinzentadas, lisas, com textura, com bordas de folhas onduladas, etc. São de fácil cultivo e a composição entre os diversos tipos de folhas produz excelente efeito.

Folha-da-Fortuna (Kalanchoe blossfeldiana)

A folha-da-fortuna é uma excelente planta para cultivar tanto no jardim como dentro de casa em locais bem iluminados. Produz racemos de pequenas flores simples ou dobradas, em cores branca, rosa, amarela, vermelha, púrpura e seu efeito num arranjo dá a nota de cor.

Espadinha (Sanseveria variegata ‘Nana’)

De folhas suculentas variegadas terminando em ponta, muito rústica,a espadinha compõe com as demais recomendadas um efeito muito bom.
Este gênero é um dos que a NASA selecionou como planta despoluidora de ambientes, então sua adição ao arranjo trará benefício ao ambiente interno.

Ripsalis (Rhipsalis)

A ripsalis é uma cactácea sem espinhos de cladódios finos formando uma touceira de textura agradável. Seu efeito no arranjo produz a nota suave de folhas finas contrastando com a massa de folhas rígidas. Produz flores brancas pequeninas.

Rabo-de-Burro (Sedum morganianum)

Suculentas de pequenas folhas oblongas que desenvolve ramos pendentes. Usar mudas pequenas do rabo-de-burro; quando crescer muito, atingindo a mesa ou aparador, poderá ser podada ou trocar para outro vaso.

Passo a Passo de Como Montar um Vaso com Arranjo de Suculentas

Materiais utilizados: cascalho fino, húmus de minhoca, composto orgânico e perlita, em partes iguais, misturar bem. Se não dispuser de perlita, substitua por areia de construção bem grossa.

arranjo-suculentas-1Colocar o cascalho no fundo do vaso, para garantir a drenagem. Colocar parte do substrato misturado.

Dispor de forma harmoniosa as plantas escolhidas. Regar.

As regas posteriores deverão ser avaliadas, colocando os dedos no substrato. Se sentir umidade não regue.

arranjo-suculentasLevar para o local escolhido. Periodicamente levar para local ensolarado por uma ou duas horas.

Adubar de forma líquida conforme a dosagem recomendada a cada 3 meses.