Áreas de Repouso na Horta

Escrito por

As plantas de horta ou lavoura extraem do solo os nutrientes necessários e disponíveis para a elaboração de folhas, flores, frutos, sementes e raízes. Aprenda a promover uma pausa para que a terra não se esgote.

Ao realizar a colheita destes produtos, não há retorno de quase nada para o solo. O que fica são restos da cultura descartados.

Se incorporados ao solo, folhas, flores, frutos e outras partes da planta sofrerão o ataque dos micro-organismos ali presentes, que irão decompor este material em elementos simples, como nitrogênio, fósforo, etc.

Assim, uma parte volta para o solo e poderá ser aproveitado por outras plantas.

Não havendo reposição de substratos, abonos animais e minerais, o cultivo intensivo ano após ano acabará por esgotar o solo.

Como Promover o Repouso do Solo

agriculturaUma técnica prevista pela rotação de culturas é o descanso ou repouso de porções de solo, também chamado de pousio. É mais usado em agricultura intensiva em agropecuária e lavouras de pequeno e médio porte.

No entanto as Áreas de Preservação Permanentes (APP) não fazem parte, pois são reserva legal, áreas de proteção ambiental, previstas no art.225, §1º, III da Constituição 198817.

O tempo que o canteiro fica sem cultivo propicia a recuperação da estrutura do solo, com vantagens para o desenvolvimento de raízes.

Na rotação de culturas, há planejamento do cultivo, onde cada cultura explora o solo em determinada profundidade, obtendo assim um bom rendimento a cada produção.

Para pequenas produções de hortaliças, são em geral usados de 3 a 5 anos sem cultivo. Isto pode representar uma diminuição no volume produzido e muitas vezes o produtor hesita em fazer o repouso.

terraEste intervalo de tempo sem produção no canteiro será benéfico quando há o cultivo de plantas que beneficiem o solo, como o cultivo de plantas leguminosas. Elas podem, através de suas raízes incorporar nitrogênio no solo.

Quando estiverem no início de floração deverão ser cortadas e incorporadas ao solo. Sua decomposição feita pelos micro-organismos incorporará ainda mais nutrientes.
Neste caso é chamado de pousio melhorado. Além dos nutrientes incorporados, há ainda a melhoria das condições do solo e a proliferação de micro-organismos benéficos para as plantas.

Atenção ao Controle de Espécies Indesejadas

O controle de plantas invasoras será feito de forma mais eficaz. Como não há produção, a retirada de plantas invasoras oriundas de sementes ficará mais fácil, por capina e limpeza antes do próximo cultivo.

É claro que poderá haver a opção de realizar a técnica de solarização do canteiro, que eliminará pragas e sementes de invasoras. Planeje-a para o final do tempo de repouso.

O revolvimento da terra com a incorporação da massa vegetal produzida não deverá desestruturar demasiado o solo. O ideal é realizar a aeração antes da semeadura das leguminosas.

Depois do enterro, a área deverá permanecer inativa até a próxima semeadura ou plantio para cultivo de outras plantas. Como sabemos, a decomposição feita pelos micro-organismos eleva a temperatura do solo e poderia prejudicar as novas plântulas.
Planejar, então, a delimitação da área de repouso e o tempo que esta porção de terreno ficará parada, compatibilizando com as outras áreas em cultivo.