Arália-Redonda (Polycias balfouriana)

Saiba mais sobre a arália-redonda. Essa nativa da Austrália adora locais bem iluminados; em vaso chega a até 3 metros de altura e em jardim, 8 metros.[clear]

Nome botânico: Polycias balfouriana (hort. Ex. Andre) L.H.Bailey, sin Aralia balfouriana hort. Ex. Andre
Nome popular: arália, arália-redonda
Angiospermae – Família Araliaceae
Origem: Austrália

[h2 type=”2″ width=””]Descrição[/h2]

Árvore de pequeno porte ou arbusto lenhoso ereto e muito ramificado, pode atingir cerca de 8,0 m em canteiros. Mas envasado atinge cerca de 3,0 m de altura.

Seu tronco e ramos são lenhosos de cor clara acinzentada. Folhas são simples, arredondadas com margens crenadas, apresentando manchas pequenas irregulares na cor branca.

As flores são pequenas reunidas em inflorescência do tipo panícula, com florescimento muito raro na primavera.

Pode ser cultivada no país em jardins de clima ameno a quente e em interiores para lugares de frio intenso.

[h2 type=”2″ width=””]Modo de Cultivo da Arália-Redonda[/h2]

arália-redondaA arália-redonda é muito fácil de cuidar. Aprecia sol direto ou lugares bem iluminados para decoração de interiores. As regas devem ser regulares, pois o substrato deve estar sempre levemente úmido. Não deixar secar por completo.

O solo de cultivo necessita preparado e destorroado. Abrir uma cova maior que o torrão da muda, reservando os 10 cm de profundidade inicial.

Num balde ou lona preparar colocar a quantidade de terra superficial e misturar composto orgânico o quanto seja necessário, 100 gramas de farinha de ossos ou fosfato de rochas moído mais 150 gramas de adubo de aves curtido.

Colocar pequena parte no fundo descompactado e acomodar a muda. Colocar um tutor, fincando no fundo e preencher as laterais com a mistura.

A terra do fundo do buraco poderá ficar por cima ou fazer uma cerca ao redor da muda para conter a água das regas.

[h2 type=”2″ width=””]Arália-Redonda em Muros e Vasos[/h2]

Se o projeto for para colocar em renques ao longo de muros ou para formar cerca de separação de ambientes, usar o espaçamento de 1 a 2,0 m de distância, pois desenvolve bom diâmetro.

Este poderá ser contido por podas ocasionais para manter o arejamento das mudas.

A arália-redonda fica também muito bem cultivada em vaso. Este poderá ser de cimento ou outro material resistente, sendo recomendado o uso de placas com rodízios para facilitar a limpeza e manejo da planta em interiores.

O tipo de substrato para interiores não deverá ter farinha de ossos nem adubo de aves, que emite odores desagradáveis.

Se não tiver acesso ao fosfato de rochas, use como substituto 150 gramas de adubo granulado NPK formulação 10-10-10 por vaso grande. Misturado ao composto.

Não esquecer de proteger o furo de drenagem com pedaço de manta acrílica, cacos de cerâmica e areia antes de colocar o substrato.
Adubações anuais podem ser feitas para manter a planta saudável.

arália-redondaNo inverno ou estação das chuvas, misturar composto orgânico e areia em partes iguais mais 100 gramas de adubo granulado 10-10-
10, colocando na terra, afastado uns 20 cm do tronco. Incorporar ao solo e regar bem.

Para vasos, dissolver 2 colheres das de sopa em 2 litros de água, use uma garrafa PET. Use de 1 a 2 copos do tipo americano para regar o substrato, longe do tronco.

Para maior resultado, um dia antes regue bem a terra do vaso. Isto fará um bulbo úmido ao redor das raízes. No dia seguinte coloque o adubo
dissolvido ao redor. Faça isto a cada 6 meses para mudas envasadas.

[h2 type=”2″ width=””]Pragas[/h2]

Não são conhecidas pragas de grande impacto na planta, mas pulgões e ácaros podem surgir em mudas de cultivo externo. Usar óleo de nim pulverizado sobre as folhas atacadas.

O óleo de nim ou nem é encontrado em formulação pronta ou poderá ser diluído em água, deverá seguir a indicação da embalagem do fabricante.

[h2 type=”2″ width=””]Como Cuidar da sua Arália-Redonda[/h2]

Em ambientes com ar condicionado a planta poderá apresentar sensibilidade com a falta de umidade. Pulverizar água na temperatura
ambiente pelo menos a cada 10 dias manterá as folhas com bom aspecto.

É considerada tóxica, para humanos e animais de estimação, causando irritação leve na pele.

Em paisagismo é excelente adendo para longos canteiros em condomínios e empresas, pois necessita de poucos cuidados. Recomendamos irrigação por gotejamento para manter o solo úmido.

A implantação do sistema de irrigação é feita antes do plantio, por empresas especializadas. Para interiores é preciso ter espaço para
seu crescimento, como poços de luz e jardins de inverno grandes.

Postado por
Eng. Agr. Míriam Stumpf
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

A ciência do sono, um campo cada vez mais vital da pesquisa médica e psicológica, oferece insights fascinantes sobre como...

Colorir é uma atividade que vai além do simples ato de pintar: é uma forma de relaxamento e uma maneira...

A Jade Vermelha, ou Mucuna bennettii, é uma planta exótica e visualmente impressionante, muito apreciada em jardins tropicais por suas...