A alocásia é uma linda planta de interior ou semi-sombra. Merece ser plantada em lugar de destaque pela beleza de sua folhagem. É de fácil manutenção. E ainda por cima é uma nativa brasileira que, como o nome diz, é proveniente da região amazônica. Veja como cultivá-la.[clear]
Nome botânico: Alocasia x amazonica
Nomes Populares: Alocasia amazonica, cara-de-burro, punhal-malaio
Família: Família Araceae[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Descrição[/h2]
Planta herbácea perene com rizomas que pode atingir até 1,0 m de altura e 0,65 m de diâmetro. Folhas grandes coriáceas de até 0,60 cm de comprimento na forma de coração com as bordas recortadas em ondulações.
A página superior é cor verde-escura com grandes nervuras esbranquiçadas bem marcadas. As flores são em espádice branco, semelhantes ao lírio-da-paz (Spatiphyllum), mas é raro seu florescimento no país.
Do gênero Alocasia há cerca de 70 espécies de origem asiática e da América do Sul. A Alocasia amazonica é oriunda de cultivares e muito semelhante à Alocasia sanderiana, uma das plantas que lhe deu origem.
[h2 type=”2″ width=””]Modo de Cultivo[/h2]
Esta alocásia necessita de lugares sem sol direto, mas com boa luminosidade.
Para interiores, seu cultivo somente é recomendado junto a janelas onde possa receber luz natural.
Solo de cultivo deve ser bem rico em matéria orgânica, permeável e solto.
Para canteiros abrir um buraco com o dobro do torrão a plantar. Colocar areia no fundo para a água percolar. Misturar num balde esterco animal de curral bem curtido, composto orgânico de folhas e areia, numa proporção de 1: 4:1, misturando bem.
Colocar parte da mistura no fundo do buraco, acomodar o torrão e preencher os vazios laterais com a mistura. Regar bem.
Também pode ser cultivado em grandes vasos ou jardineiras de boa profundidade e largura. É necessário proteger as paredes do recipiente, pincelar um impermeabilizador asfáltico e deixar secar alguns dias para evaporação.[clear]
Colocar no fundo do recipiente um punhado de brita ou cascalho fino, para garantir a drenagem das regas. Pode optar pela colocação de um pedaço de geomanta.
Colocar areia de construção sobre a proteção e parte da mistura de plantio acima. Acondicionar o torrão com a planta e preencher o restante com a mistura. Regar e deixar em cultivo protegido e longe do sol.
[h2 type=”2″ width=””]Paisagismo[/h2]
Adequada para cultivo em regiões tropicais e subtropicais, pois não tolera frios. No Sul do Brasil no final do outono esta alocásia perde as folhas e entra em dormência, retornando no final da primavera.
Em paisagismo suas folhas de formato exótico a tornam atraentes para decorar extensas jardineiras, sempre à meia sombra. Usar para este cultivo unitário o espaçamento de 45 cm entre plantas.