– 1º Tanque de filtragem de água:

O primeiro recebe a carga de água sem tratamento.

Preencher com diversos tipos de materiais, como brita cascalho, areia, terra, casca de arroz que servirão de filtro primário.

Poderá ter plantas perenes de diversos tipos que iniciarão o processo de limpeza da água e evitarão que odores circulem ao redor.
Suas folhas raízes filtram amônias e nitratos e abrigam milhares de bactérias responsáveis pela decomposição da matéria orgânica.

Entre este recipiente e o seguinte poderá haver uma caixa de passagem para limpeza periódica, com material filtrante, muito usado em laguinhos, tais como as esponjas de malha aberta e mais fechada, lã acrílica e carvão ativado.

tanque-agua-cinza– 2º Tanque de filtragem de água:

 

O segundo tanque é fechado e nele atuarão as bactérias anaeróbicas, isto é, os microorganismos que atuam sem a presença de oxigênio e fazem a decomposição de parte da matéria orgânica.

É conectado diretamente ao terceiro tanque.

– 3º Tanque de filtragem de água:

phytorestauracaoO terceiro tanque é uma espécie de laguinho, onde haverá plantas, areia e pedras.

Nele o oxigênio está presente e as plantas submersas e flutuantes, bem como as ancoradas fazem seu papel de limpeza e purificação.

Ao final deste tanque poderá haver um sumidouro com declive acentuado e solo permeável provido de grande quantidade de areia onde a água percolará no solo, deseaparecendo.

– 4º Tanque de filtragem de água:

Poderá, no entanto, haver ainda um quarto tanque, com entrada provida de filtro para evitar elementos particulados das raízes e folhas do laguinho.

agua-filtragemA água deste reservatório poderá receber pastilhas de cloro, destas usadas para piscinas e esta água acredita-se estar potável.

Sempre será conveniente sua análise, para ver se realmente tem esta característica, podendo então ser reutilizada em limpeza de pisos, fachadas, automóveis, etc..

Hortas orgânicas familiares são um bem precioso

horta_agua

 

O uso de águas da rede pública, fontes e águas de chuva é possível e viável a custos variáveis conforme o tipo.

Examinar bem o modo de utilizar e fazer de modo correto para não haver prejuízo à saúde dos seus nem ao meio ambiente.