Nome Botanico:  Eichhornia L.

Nomes Populares : jacinto-d’ água,  aguapé

Família : Angiospermae – Família  Pontederiaceae

Origem: América Tropical, Brasil

Aguapé (Eichhornia) – Descrição

aguape floresPlanta perene herbácea, aquática, cuja folhagem e flores permanecem sobre as águas e raízes rizomatosas flutuantes, mas submersas.

As folhas são alternas verdes de forma ovalada (Eichhornia azureaEichhornia crassipes), folhas cordadas (Eichhornia paniculata) na ponta de pecíolos com espaços internos com ar.

Flores azuis completas com cálice e pétalas unidos, dispostas em espiga ereta.

São plantas invasoras de cursos de água e represas e é espontânea no país todo.

Aguapé (Eichhornia) – Modo de Cultivo

São encontradas em crescimento espontâneo em rios e lagos, sobre águas fundas ou rasas, estas com fundos lamacentos e abundância de matéria orgânica.

aguapeTem a capacidade de absorver metais pesados como chumbo, podendo ser utilizada para limpeza de águas contaminadas residuais de indústria.

A queima controlada das partes vegetais recupera os produtos particulados no líquido, reciclando assim o material.

A planta tem grande capacidade de extração de nutrientes dissolvidos na água e suas raízes podem reter na sua superfície grande quantidade de metais em suspensão.

Não há grande problema em cultivar esta planta, nem necessidade de adicionar nutrientes ao meio de cultivo.

Para fazer mudas separar os rizomas com duas folhinhas e colocar em meio líquido ao sol.

Aguapé (Eichhornia) – Paisagismo

Seu uso em paisagismo deve ficar restrito a laguinhos fechados, sem possibilidade de que haja invasão de mudas para açudes, córregos e rios.

É uma planta que aceita bem águas cinza provenientes de água descartada por pias, chuveiros e tanques de lavar roupa ou máquinas de lavar.

Tem a capacidade de limpá-la dos elementos contaminantes, podendo ser feito um reservatório de acolhimento da água servida onde serão postas mudas do aguapé para ajudar na sua limpeza.