As abelhas estão sumindo! Vamos salvar as abelhas?

Escrito por

Já fazem alguns anos que os cientistas estão alertando os países que, em todos os lugares as abelhas estão sumindo.
Saiba que cada pessoa pode fazer sua parte e quem sabe, interromper este processo.

As abelhas realmente estão sumindo dos jardins?
Pesquisadores estão preocupados porque elas estão sumindo também das culturas em lavouras e fruticultura.
O uso de pesticidas, aplicados na planta ou sistêmico, este colocado no solo e conduzido pelo sistema vascular da planta têm a responsabilidade pela morte dos insetos.
O que podemos fazer é contribuir para que todos os jardins, praças e espaços públicos também contenham alguma planta florífera para atrair os insetos polinizadores.

O que atrai as abelhas?

abelhas polimizando

 

O néctar e o pólen das flores.

O néctar é rico em açúcares que são utilizados como alimento  pelas abelhas e outros insetos polinizadores. É sua fonte de energia.

O pólen das flores serve para seu suprimento de proteínas e gorduras de que necessita.

Como contribuir para salvaguardar as abelhas?

Cultive plantas que florescam no inverno:

Regiões de invernos mais rigorosos no Brasil costumam ter poucas plantas que floresçam no outono e inverno e isto causa a morte e diminuição das colônias.
Escolher plantas para os jardins que tenham flores contínuas atraentes para os insetos é uma das soluções.

Outra será organizar conjuntos de plantas que tenham florescimento sazonal, combinando-as de modo a ter sempre flores no jardim que possam servir de alimento aos insetos.

Veja nosso artigo do calendário de flores conforme as estações.

Evite cultivar plantas híbridas:

abelhas polimizando ll
Plantas híbridas são aquelas que são resultantes de cruzamentos de diferentes espécies, geralmente com a finalidade de conseguir flores maiores, ou frutos mais suculentos.
Geralmente, estas plantas hibridas, passam a ser estéreis. Isto á, elas apresentam uma menor quantidade de pólen ou não tem néctar.

O paisagista ou jardineiro amador deverá ficar atento a estes tipos de plantas, não adicionando demais nos projetos do jardim.

Para salvar as abelhas, cultive plantas nativas da região:

O clima influencia muito na produção de flores, principalmente temperatura, umidade, mas também as condições de fertilidade do solo.

Elas têm maior resistência ao clima e são conhecidas e procuradas pelos insetos polinizadores.

Regar na medida certa para as plantas que tem no jardim e colocar nutrientes periodicamente para que possam se desenvolver bem e florescer adequadamente.

Flores preferidas das abelhas

As abelhas enxergam cores e  são atraídas por flores de cor azul, rosa e púrpura, amarela, branca e violeta.

Colocar no jardim flores destas cores e de diferentes tamanhos para benefício destes insetos será um apoio ao meio ambiente.

Diferentes tamanhos de insetos polinizadores, inclusive de abelhas, com diferentes formas e apêndice bucal são beneficiados desta forma também.

Plante flores na sua varanda

Se usar plantas envasadas em terraços e sacadas, por exemplo, procurar adicionar algum que produza flores, elas com certeza serão achadas pelos insetos.

Mesmo uma pequena área permeável poderá conter plantas que irão fornecer comida para os polinizadores.

Flores para o paisagismo urbano

abelhas na cidadeO ideal: áreas de jardins particulares, empresariais, condominiais, parques públicos e hortas de escolas poderão ser engajadas nesta jornada, propiciando assim diversos lugares espalhados pela cidade que fornecerão alimento para os insetos.

Lembrar-se  que  tudo na natureza que é comestível é um produto de sobrevivência.

Protegendo as abelhas, desta forma estarão provendo o incremento de  biodiversidade, pois outros insetos, pássaros, sapos e lagartos  serão atraídos, na grande cadeia alimentar de um espaço vegetado.

Jardins são espaços dinâmicos, repleto de vida e quando passamos a olhar para ele desta forma, estaremos mais juntos e irmanados com eles.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: emrank, JefferyTurner, aussiegall