Plantas tropicais são fascinantes. Mas você conhece as espécies de flores da Amazônia, aquelas que surgiram lá? Selecionamos 3 representantes da flora local para você cultivar em casa: flores de arbustos, flores de água e flores de tronco.
1. Flor-do-beijo (Psychotria elata)
- Família: Rubiace
- Categoria: arbustos, arbustos tropicais
- Origem: Amazônia colombiana, com propagação no Brasil, Equador, México, Jamaica e Panamá.
- Nomes populares: flor de lábios, lábios quentes ou planta dos lábios quentes
Características
Não fica muita dúvida sobre o nome popular da Psychotria elata, não é? Parece muito com lábios pintados de vermelho mandando um beijo para você!
Na verdade essa parte ainda não é a flor mas sim suas brácteas: folhas especiais que ajudam a chamar a atenção dos polinizadores, tais como beija-flores e borboletas. Quando esses “lábios” se abrem é que pequenas flores branquinhas aparecem.
Ela tem formato arbustivo e é semi-lenhosa.
É tudo muito incrível e você deve estar cogitando cultivá-la em casa. É uma ótima ideia, uma vez que a flor-do-beijo está cada vez mais rara, a ponto de ameaçada de extinção.
Como cultivar a flor-do-beijo
A flor-do-beijo, como boa espécie nativa da Amazônia, gosta de umidade e calor. Não tolera estiagens, frios, geadas e correntes de vento;
Use sementes ou estacas para cultivá-la;
O plantio deve ser realizado em meia sombra e em solo drenável, rico em matéria orgânica. Molhe-o frequentemente;
É normal que as brácteas murchem com o nascimento das flores e a frutificação.
Curiosidade
Habitantes das florestas peruana e colombiana usam a flor-do-beijo como afrodisíaco e anestésico natural. No entanto recomenda-se que você a mantenha apenas para uso ornamental.
2. Aguapé ancorado (Eichhornia azurea)
- Família: Pontederiaceae
- Categoria: Erva aquática flutuante fixa
- Origem: Amazônia brasileira. Espalhou-se, ainda, pela Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal
- Nomes populares: Aguapé, jacinto d’água comum, baronesa, lírio d’água ancorado, mururé, camalote
Características
A Eichhornia azurea é uma planta anual que chega de 1 a 8 metros de comprimento, dependendo da profundidade da água onde está instalada. Por isso diz-se que ela está ancorada.
Seus rizomas se enraizam no lodo e vão crescendo até a superfície, então finalmente flutuando. As folhas são médias e arredondadas e suas flores tem formato de espiga. Elas podem ser brancas ou azuis com centro lilás escuro.
O melhor do aguapé ancorado é que é despoluidora da água. Ela também é o lar de algumas espécies de peixes.
Sua propagação é feita por folhas submersas com gemas, rizomas e sementes. O aguapé baronesa tem uso ornamental, apícola e forrageira.
É uma planta despoluidora da água, onde habitam várias espécies de peixes. Absorve metais pesados e é usada para filtrar rios próximos a indústrias.
Como cultivar o aguapé ancorado
- O aguapé ancorado pode ser cultivado em lagos e até mesmo em aquários. A título de paisagismo, o melhor é plantar de 3 a 5 mudas juntas;
- Também pode ser cultivada em aquários, sendo muito procurada por adeptos de aquários plantados. Neste caso ela alcançará um tamanho bem menor do que na natureza;
- O solo deve ser rico em nutrientes e receber muita luz. Portanto não é a melhor escolha para rios e lagos muito profundos, nem estar sob a sombra de outras plantas;
- Para plantar, utilize a estaca superior da verdinha logo após uma poda. Faça seu replantio. O caule inferior, com os rizomas, logo dará brotinhos.
3. Castanha-de-macaco ou abricó-de-macaco (Couroupita guianensis)
- Família: Lecythidaceae
- Categoria: grande árvore, podendo chegar de 12 a 50 metros de altura
- Origem: matas de várzeas do rio Amazonas e Pará
- Nomes populares: abricó-de-macaco, amêndoa dos Andes, tauari
Características
A castanha-de-macaco é surpreendente: além das flores grandes e extravagantes, existe o fato que elas crescem ao longo do tronco. A árvore fica totalmente coberta, seja em tons de vermelho, amarelo, esverdeadas ou branco. Espetacular!
Essas flores liberam um perfume suave, semelhante ao das rosas. Atrai mamangavas e abelhas, seus principais polinizadores. Também produz frutos grandes, redondos, similares a bolas de boliche – os macacos adoram.
Apesar da textura grossa, sua madeira é fácil de trabalhar. É bastante usada em marcenaria, construção civil, naval, cabos de ferramentas e caixotaria.
- O cultivo do abricó-de-macaco é realizado por meio de sementes. Essa espécie gosta de umidade, calor e tolera bem o encharcamento;
- Portanto plante-a sob sol pleno e solo enriquecido com matéria orgânica constantemente molhado;
- Contudo, no primeiro ano, as mudas devem ser protegidas dos raios solares do meio-dia;
- As flores começam a surgir a partir do quinto ano da planta.
Espécies populares de flores da Amazônia
Com certeza você conhece a maior parte das flores da Amazônia citadas abaixo. Mas é sempre legal lembrar que elas se originaram lá:
- Vitória régia
- Antúrio
- Alamanda
- Helicônias
- Dipladênia
- Cipó-de-leite