Escolher um sofá é uma tarefa mais complicada do que aparenta ser. Afinal são diversos modelos oferecidos pelo mercado! Se você está pensando em adquirir um sofá azul-marinho e não quer errar, então leia o artigo e encontre dicas sobre como usá-lo em casa.

Realmente, escolher o novo sofá precisa de toda uma pesquisa. É um móvel focal da casa e pode fazer toda uma diferença na decoração da sala.

Fique atento às medidas do sofá azul-marinho

sofá azul marinho
Fonte: Pinterest – tuacasa.com.br

Antes de escolher um sofá é preciso delimitar o espaço em que o móvel ocupará. Com as medidas tiradas, elimina-se a possibilidade de cometer o erro de comprar um móvel muito grande ou desproporcional para a sala.

Se a compra for online, essas medidas realmente serão necessárias. Fique atento a descrição disponibilizada pela loja, nela estão informações como comprimento e largura do móvel e o material utilizado na produção.

Tipos de sofá azul-marinho

Fonte: Pinterest – amazon.com

O sofá é um dos móveis mais desejados, já que ele além de dar todo uma elegância para o ambiente tem a função de receber visitas e serve como descanso.

São vários tipos de sofás disponíveis, o que dificulta a escolha. Para saber qual modelo escolher é importante definir, qual melhor corresponde com a sua necessidade e de sua família.

Confira abaixo os tipos de sofá e suas principais características e para quem é mais indicado.

Sofá Tradicional

O sofá tradicional é caracterizado pelo assento e encosto fixo. Esse é o modelo clássico, que pode ser encontrado para dois e três assentos.

É comum o uso desse sofá em conjunto, mas alguns já são vendidos separadamente. É possível encontrar esse tipo de sofá com tamanhos e materiais diferentes.

Sofá de canto azul-marinho

Ele é o famoso sofá ‘L’ que já foi bastante popular. O modelo como o próprio nome indica é um único sofá em formato de um L para encostar em um canto, que acomoda até 6 pessoas.

É um modelo indicado para quem tem família grande ou gosta de receber os amigos. Existem modelos compactos para quem tem uma sala pequena.

Uma outra forma de usar esse sofá é em cômodos conjugados, ele serve como uma separação dos ambientes.

Sofá com Chaise

sofá azul marinho
Fonte: Pinterest – overstock.com

Esse modelo lembra o sofá de canto, já que ele possui um dos assentos mais alongados. É um sofá indicado para quem busca conforto. O tamanho do modelo Chaise varia, mas é comum encontrar modelos maiores, ideais para salas com espaço.

Sofá-cama

sofá azul marinho
Fonte: Pinterest – vivadecora.com.br
Sofás: +

É um modelo versátil e indicado para quem recebe visita e não tem um quarto de hóspede.

Quando está fechado, ele serve como um sofá, mas ao abrir ele se transforma em uma cama.

Esse tipo de sofá acabou perdendo espaço para o retrátil, mas o modelo vem sofrendo reformulações e ganhando versões modernizadas com estilos distintos, desde os mais clássicos aos modelos retrôs.

Sofá retrátil azul-marinho

O sofá queridinho do momento. Ele é encontrado em diferentes tamanhos atentando às diferentes necessidades.

O modelo é uma boa escolha para quem gosta de passar um tempo assistindo filmes e maratonando séries, pois possui a possibilidade de reclinar o encosto em um ângulo de 120°, alguns modelos ainda possuem a possibilidade de estender o assento, tornando a experiência com o sofá de puro conforto.

Sofá retrô

sofá azul
Fonte: Pinterest – Arte decoração

Para quem prefere um estilo mais vintage, o sofá retrô é a escolha certa. Esse móvel deixa qualquer sala elegante e charmosa.

Esse modelo pode ser encontrado em diferentes estilos, com pés palito ou o clássico estofado com capitonê. Também é possível encontrar esse modelo de sofá com diferentes tamanhos de acentos.

Sofá moderno

Esse modelo de sofá com design é bem diferente de um convencional. É um estilo inovador e segue tendencias.

Uma escolha para quem segue um estilo arrojado na decoração. O sofá moderno pode apresentar bordas curvilíneas e com uma baixa estatura.

Revestimento do sofá

sofá azul
Fonte: Pinterest – Amazon

Uma parte importante na escolha do sofá é o revestimento do móvel, ele influencia na durabilidade, conforto e na estética do sofá.

Alguns revestimentos são mais duráveis, indicado para casas com animais ou crianças, já alguns são mais sofisticados, mas são mais fáceis de sujar.

O ideal é encontrar o revestimento que condiz com sua necessidade, para evitar comprar um sofá que mais tarde seja um problema em casa.

Tipos de revestimento

  • Suede: é o revestimento mais comum no mercado por possuir um baixo custo. Esse revestimento pode apresentar estampas. Mesmo sendo um material mais barato, ele é resistente, mas tem tendência de mancha com facilidade.
  • Jacquard: esse revestimento é bastante resistente à sujeira, uma opção para casas com animais de estimações e crianças. O material desse tecido lembra a lona.
  • Courino: o revestimento é com couro sintético e é uma opção para pessoas alérgicas, pois não absorve poeira. Esse tecido tem uma boa durabilidade, mas precisa de cuidados para não ressecar. Por ser um tecido mais caro, sofá com courino tem um custo maior do que outros modelos.
  • Linho: é um tecido leve e elegante, ótima para os locais mais quentes. Um problema do linho é que ele absorve mais sujeira do que outros modelos, a limpeza do tecido também não é simples. Em casas com crianças e animais de estimações não é indicado sofá com esse revestimento.
  • Tweed: o tecido é resistente e volumoso. Ele deixa o aspecto do sofá elegante, mas para obter um com esse revestimento pode acabar ficando um valor bem mais elevado do que o de outros modelos, pois o tweed é um tecido caro. Esse tecido também pode ser incômodo em regiões mais quentes, já que o tecido absorve calor.
  • Veludo: é um revestimento que traz elegância e sofisticação para o ambiente. Mas um problema com o veludo é que ele mancha e suja com muita facilidade, o que pode causar incômodo a longo prazo.
  • Chenille: o tecido é mais comum em sofá de 3 lugares. Assim, ele apresenta algumas texturas quadriculadas e é bastante confortável. Por acumular sujeira com facilidade, esse tecido não é indicado para pessoas alérgicas.