A porta preta tornou-se um fenômeno no design de interiores. Antes ninguém poderia imaginar que essa cor pudesse decorar um apartamento, mas tudo mudou radicalmente.
Os designers modernos nos oferecem uma tonelada de interpretações para usar uma porta preta em nosso próprio espaço residencial.
Dê uma olhada nessas fotos – e quem sabe você também se torne um amante ou apaixonado por esse tipo de decoração!
Prós e contras da porta preta no interior da casa
Uma das tendências populares recentes foi a criação de um interior onde os elementos escuros estão em harmonia com os claros e os complementam. O principal aqui é encontrar um equilíbrio adequado, uma boa combinação.
Muitos dos que valorizam os materiais de construção naturais preferem essas soluções, porque permitem dar vida a qualquer projeto.
Vantagens e desvantagens das portas interiores pretas
- Adaptação a muitas soluções e designs estilísticos;
- A oportunidade de dar ênfase adicional ao estilo escolhido pelo proprietário do apartamento ou casa;
- Versatilidade: o preto pode ser facilmente combinado com outras cores;
- Com a combinação certa, a porta presta torna o ambiente elegante;
- Portas pretas são práticas de usar. Sujeira, arranhões e impressões não são visíveis nelas.
Mas, apesar de uma série de vantagens e grande popularidade, as portas pretas tem suas desvantagens:
- Portas pretas não são adequadas para completar o interior em salas muito escuras;
- A poeira é mais perceptível nessas telas do que nas leves;
- A porta preta traz redução visual do espaço devido ao uso de sombras escuras.
Escolha de tonalidade da porta preta
As portas interiores pretas são uma solução para o interior. Elas vão complementar perfeitamente a sala em cores claras e bege.
Hoje, as lojas oferecem uma grande variedade de tons em diferentes designs. Se você tiver dúvidas sobre o preto, é possível substituí-lo por tons de cinza escuro ou marrom.
Para os amantes de soluções originais, as portas pretas apresentam-se nas seguintes variações:
- Fosco;
- Liso;
- Imitação de mármore preto;
- Preto com combinações de cores.
Dicas de combinação da porta preta
Todos os produtos feitos em cores escuras se distinguem por sua aparência cara e elegante. Mas uma coisa é comprar uma porta para uma casa e outra é encaixá-la com sucesso no interior.
É muito importante não se confundir na escolha do equilíbrio e da paleta. As opções escuras podem se tornar tanto um destaque quanto um acréscimo ao design geral.
As principais dicas ao escolher porta preta são:
- Elas devem se encaixar perfeitamente no interior, onde as paredes são brancas e o chão é cinza. Este é um design bastante clássico;
- A sala deve ser espaçosa;
- Quanto menos mobiliário geral, melhor;
- É necessária a presença de elementos decorativos da mesma cor;
- É melhor que as paredes sejam claras.
Como escolher um piso para portas escuras ou pretas?
O interior deve ter um equilíbrio para que as cores escuras não ofusquem as claras.
Porta preta e chão escuro
Essa combinação se tornou bastante comum em interiores modernos. O principal é que o piso deve ser menos alguns tons mais escuro do que a porta.
Mas portas e pisos escuros não são recomendados para uso em cômodos pequenos, caso contrário, o cômodo se tornará muito escuro.
O grau de iluminação da sala também deve ser levado em consideração, bem como a forma como este ou aquele objeto se combina com as portas escuras e o piso em um determinado caso.
- Veja também: Portas de Ferro ou Aço no Projeto Arquitetônico
Porta preta em um piso claro
As portas pretas se encaixam perfeitamente em interiores claros, esta opção é moderna e elegante. E tudo porque o preto é um clássico que nunca sai de moda.
Para que as portas pretas se adaptem bem ao interior, é importante seguir as seguintes recomendações:
- As portas pretas no interior do apartamento ficarão bem com paredes cinza;
- Outra alternativa à opção anterior são portas escuras, paredes brancas e piso claro; Porém, neste caso, é necessária a presença de móveis ou elementos decorativos da mesma cor das portas;
- Uma ótima combinação – portas pretas e piso de cores pastel, devem ser complementadas por pequenos detalhes escuros.
Porta preta na sala e no quarto
O quarto e a sala são os cômodos onde você passa a maior parte do tempo em casa. Por isso é muito importante prestar atenção especial ao seu design.
A melhor opção na hora de escolher a cor principal do ambiente é a seleção dos tons dos móveis. Isso deixa para trás o risco de falha no design. Afinal, jogar com contrastes requer uma abordagem profissional. É por isso que é importante avaliar o volume da sala como um todo.
Se o seu cômodo for pequeno, você deve dar preferência a uma combinação ou harmonia contrastante de piso e porta.
- Veja também: Portas Pivotantes: do Luxo à Praticidade
Pisos claros garantem transformar seu quarto em um espaço claro, e uma porta escura, por assim dizer, delineia claramente a saída dela.
Nas salas de estar, a situação é muito mais simples, pois este local é sempre relativamente amplo e não se destina ao sono e ao descanso prolongado.
Nesta sala, você vai encontrar os hóspedes, e tudo o que precisa é de um ambiente leve, que pode ser conseguido combinando uma porta escura com tons escuros de móveis ou do chão.
- Veja também: Parede de Gesso 3D: Uso no Design, Vantagens e Modelos
Portas escuras na cozinha e banheiro
Portas modernas escuras são ótimas até mesmo para cozinhas e banheiros.
No interior do banheiro, você pode usar portas escuras equipadas com vidro ou puxadores de metal maciço. A combinação principal aqui pode ser um interior claro com uma porta escura: isso não só aumentará significativamente o volume do banheiro, mas também dará o estilo necessário.
Uma porta escura na cozinha deve ser combinada no mesmo tom da mobília. Afinal, as cozinhas são sempre pequenas, e a combinação de muitas cores pode levar a um ecletismo indesejado. Pegue duas ou três cores como base e brinque com elas.