Uma cozinha verde pode evocar uma variedade de emoções, e seu humor depende diretamente da tonalidade e da quantidade de verde em seu interior. Como e com o que é melhor combinar essa cor, contaremos a seguir.
Cozinha verde: vantagens e desvantagens
Será mais difícil para uma pessoa sem formação especial na área do design trabalhar com os tons verdes do que com os básicos – bege, branco ou cinza, por exemplo. E tudo isso apesar do fato de que o verde pode ser perfeitamente combinado com quase todos os tons da roda de cores.
Mas, por falar em combinação bem-sucedida, é importante entender exatamente sua tonalidade específica. Se usar esta cor de maneira errada, certamente mostrará todas as suas deficiências:
- Em grandes quantidades, o verde brilhante pode irritar e cansar, causar apatia;
- Exigente quanto à luz: a iluminação mal organizada pode distorcer a sombra e prejudicar a percepção geral do interior;
- Não tão versátil quanto pode parecer à primeira vista.
Com a abordagem certa, o verde mostrará todas as suas propriedades positivas:
- Versatilidade: existe um grande número de tons bonitos e complexos – menta, esmeralda, azeitona, pistache, etc., que permitem criar interiores elegantes.
- Adequado para a maioria dos estilos: De uma forma ou de outra, é permitido utilizá-lo no interior da cozinha tanto no estilo clássico como no moderno.
- Uma cor corretamente selecionada tem um efeito psicologicamente benéfico em uma pessoa: acalma, enche de vitalidade e ajuda a restaurar a energia. As cores quentes e claras aumentam o apetite, algo importante para a cozinha.
Escolhendo o tom de verde
Uma variedade de tons de verde são usados no design da cozinha, cada um com suas próprias características e percepção visual individual.
Cozinhas verdes escuras
Devido à saturação e profundidade, os tons escuros conferem ao interior uma certa austeridade e conferem-lhe um certo estado de espírito. A cor verde escuro certamente chamará a atenção e dará um visual sofisticado à cozinha.
Tons de verde claro no interior da cozinha
A cor verde claro limpa e enche o local de ar e o torna muito mais espaçoso. Portanto, esses tons são especialmente adequados para o projeto de uma pequena cozinha.
Uma atmosfera verdadeiramente relaxante na cozinha formará uma agradável cor pistache, verde claro ou maçã.
Cozinhas verdes pálidas
Elas são a opção mais aceitável e ideal para criar um interior calmo e confortável. Delicada cor de menta ou tonalidade de chá verde trará tranquilidade ao ambiente da cozinha.
Tons vívidos de verde
Eles vão preencher o espaço da cozinha com um humor alegre e trazer mais energia e alegria para o ambiente.
Verdes limas, verdes neon e outros tons brilhantes se encaixam perfeitamente em um estilo moderno com um design geométrico.
- Veja também: Cozinha cinza: design, combinação de cores, fotos
Combinação com outras cores
Existem vários pares de cores mais populares e bem-sucedidos.
Cozinha preta e verde
Cozinha verde pode ser diluída com preto. A combinação mais bem-sucedida é um fundo verde suave com a adição de detalhes em preto, como mesa de jantar, cadeiras, puxadores de móveis ou utensílios de cozinha.
Assim, eletrodomésticos, bancadas e pratos pretos vão caber perfeitamente no conjunto de verde claro.
Verde e cinza
Combinar o verde com o cinza é outra solução “segura” para a cozinha. Com os tons certos, eles ficam bem juntos, equilibrando-se e complementando-se. O verde traz frescor e vigor ao interior, enquanto o cinza realça e suaviza.
Ambas as cores vem em muitos tons, de esmeralda profunda a menta sutil, de grafite profundo a cinza claro. Isso permite que você crie interiores diferentes e implemente diferentes ideias de design.
Verde e laranja
Uma união verde e laranja em uma cozinha espaçosa criará um ambiente verdadeiramente de verão que combina o brilho do sol e suavidade.
Bege e verde
Difere no ambiente mais natural e confortável. A combinação natural de bege e verde tem um aspecto muito naturalista que enche o ambiente da cozinha de serenidade e harmonia.
Combinação com tons de azul
A cozinha azul esverdeada é perfeita para um design de interiores criativo. Os tons clássicos de azul complementam e equilibram perfeitamente o esquema de cores verdes.
As cores azul ou turquesa conferem frescura e alegria ao espaço envolvente.
Cozinha branca e verde
O branco é a cor básica de qualquer interior. Combina com todos os tons e acabamentos, adapta-se a uma variedade de estilos e valoriza cada espaço. Junto com o verde, forma uma combinação harmoniosa e atraente.
O branco e o verde apresentam uma vasta gama de tonalidades, por isso, ao escolher essa combinação para a cozinha, é importante ter em consideração a área, a iluminação e a disposição da divisão.
Por exemplo, se a cozinha estiver voltada para o norte, é melhor escolher tons mais quentes e usar mais branco no interior, que refletirá a luz. Por outro lado, uma paleta fria fica melhor em uma cozinha voltada para o sul.
Para uma cozinha pequena, uma ótima opção é a presença do verde como acentos que diluem o cenário branco como a neve. Por exemplo, você pode introduzir o verde na forma de tecidos, pratos ou outros elementos decorativos.
Além disso, a combinação de branco e verde pode sempre ser complementada com outras cores. Mas é importante não apenas escolher os tons certos, mas também não exagerar na quantidade.
Verde é uma cor bastante exigente, portanto, um ou dois tons adicionais serão suficientes para diversificar o interior.
Cozinha verde e amarelo
A combinação de verde e amarelo é comum na natureza. Para cozinhas modernas, também pode ser utilizado, por exemplo, em decoração, móveis e acessórios.
Mas isso deve ser feito com cuidado, uma vez que a combinação de amarelo e verde é bastante perigosa, especialmente quando esses dois tons são muito ricos e brilhantes.
Uma cor pode estar presente no interior como base, e a segunda, como destaque e adição. E para dar ao espaço aconchego e nobreza, você pode somar a textura natural da madeira ao verde e ao amarelo.
Decoração de cozinha em vários estilos
O interior de uma moderna cozinha verde, que combina simultaneamente simplicidade, funcionalidade e extravagância, mantém-se nos tons esmeralda e verde claro.
Para um estilo clássico, é preferível cores profundas e nobres verdes escuras ou pântano. Este design é complementado por acessórios dourados, vasos de cristal, lâmpadas com abajures graciosos e tecidos drapeados pesados.
No estilo provençal, um conjunto de madeira, uma mesa e cadeiras nas cores menta, azeitona ou verde claro serão adequados. A decoração principal da sala é feita em tons de bege ou areia, que criam um ambiente aconchegante na cozinha.
A gama ecológica se encaixa mais organicamente no design ecológico. Tal paleta, associada à natureza, combina-se harmoniosamente com madeira clara natural, pedra, gesso e outros acabamentos.