A cozinha decorada costuma seguir o estilo do restante da decoração do imóvel, mas não precisa ser assim. Coração da casa, onde a nutrição é feita para a família, esse ambiente não só pode como merece ser projetado de maneira afetiva – o que permite fugir de regras rígidas e ser mais criativo. Veja a seguir algumas ideias para cozinhas grandes e pequenas, mantendo a funcionalidade e a praticidade.
Cozinha decorada clean ou minimalista
Os estilos clean e minimalista são super visados, especialmente pelos moradores das áreas urbanas. Mas como ser minimalista na cozinha, ambiente campeão de objetos e utensílios?
Uma das melhores soluções e investir em armários – tantos quanto forem necessários para guardar absolutamente tudo do que uma cozinha necessita. Apenas o mínimo fica de fora, sobre o balcão.[divider]
Mesmo uma cozinha pequena pode ser clean. Como ambientes mais reduzidos tendem a ser mais escuros, o branco total ajuda a iluminá-lo e fazê-lo parecer maior. É uma ótima solução.[divider]
Uma decoração integrada, conceito aberto ou casa nua exige coerência entre as diferentes áreas do imóvel. Portanto se o visual geral é clean a cozinha deve seguir a mesma proposta.
Este projeto considerou o design dos móveis da cozinha essenciais para a decoração geral. A estética entra em ainda mais evidência no conceito integrado, uma vez que o olhar é capaz de alcançar qualquer outra parte da casa.[divider]
Ao mesmo tempo não é porque você deseja um décor clean ou minimalista que as cores devem ficar de fora.
Sabemos que uma única cor cria uma atmosfera de uniformidade. Mas se você mantiver toda a área em um tom básico, como o branco, poderá brincar com mais tons.
Aqui mais uma vez os armários possibilitam que todos os objetos fiquem ocultos, o que permite que cada uma de suas portas apresente um tom diferente sem que nada mais atrapalhe.
Neste caso foi essencial seguir uma palheta de cores harmônia e bem definida.[divider]
Minimalismo em cores: afinal este estilo não sugere necessariamente o uso de tons neutros e sim de linhas simples, bem definidas, com o mínimo de interferência visual.
O esquema gráfico usando verde e preto ficou simplesmente fabuloso e cheio de personalidade.[divider]
O painel em cerâmica 3D fosca, bem gráfica, combinado com a treliça de madeira, levam a um resultado bem japandi: mistura entre os estilos escandinavo e japonês. A treliça, aliás, foi usada para separar a cozinha e a lavanderia da casa.[divider]
Uma cozinha clean bem brasileira, com a sombra da parede em cobogó. Super simples e iluminada, com os raios desenhando retângulos brilhantes sobre o espaço.
Cozinhas modernas coloridas
Cozinhas modernas são frequentemente confundidas com minimalistas ou cleans, mas não é bem assim. Na verdade o moderno é mais ousado, relaxado e sujeito a toques inusitados.
Uma cozinha decorada moderna pode usar as cores para produzir esse efeito. Aqui móveis simples foram pintados de cores diferentes, as molduras da janela se tornaram amarelo fluorescentes e as paredes, um papel de parede especial para o cômodo.[divider]
Se você possui uma cozinha clean e quer mudar o estilo, simplesmente substitua ou pinte alguns móveis por outros coloridos. Se quiser ir além introduza elementos de madeira ao ambiente.[divider]
Imóveis pequenos podem montar sua cozinha em um longo balcão que inclua pia e um cooktop. Os objetos utilitários são coloridos e foram verticalizados num painel.
A mesa cor-de-rosa, as luminárias pendentes azuis e até as cortinas amarelas ajudam, e muito, a colorir o ambiente.[divider]
Outro exemplo de cozinha colorida. Neste exemplo cada canto do cômodo ganhou um tom própio: uma das geladeiras é amarela, a mesa é azul escuro, a coifa é vinho, a parede direita é verde, a cadeira da esquerda é laranja-queimado e a pilastra é magenta.
A combinação de cores ficou fabulosa e o toque final fica por conta dos pratos decorativos pendurados em primeiro plano.[divider]
Outra forma de colorir a cozinha é eleger uma só cor e aplicá-la em diversos elementos decorativos, tais como as cadeira, puxadores de armários e gavetas, coifa, detalhes nos lustres, eletrodomésticos e acessórios.
É uma maneira super fácil de repaginar o espaço sem grandes obras.[divider]
Um painel com ladrilhos coloridos é o ponto inicial para espalhar alguns dos tons isoladamente por outras partes da cozinha. Os armários azuis e a parede verde, por exemplo.
Mais cores também flexibilizam a escolha de outros acessórios, tais como vasilhas, xícaras e outros. O vermelho dá um toque vívido ao conjunto.[divider]
Mais um exemplo da ideia. E repetimos: imóveis com espaços integrados precisam muito buscar uma cozinha decorada com esmero.
Cozinha decorada em regiões litorâneas e do campo
Uma cozinha decorada ideal para uma casa de praia, localizada ao nível do mar. O azul atribui a característica costeira ao cômodo, não só na parte frontal do balcão como também nos painéis, em forma de subway tiles em espinha-de-peixe.
Os lustres redondos, de vidro transparente, parecem gotas d’água. Super bonito.[divider]
Uma proposta híbrida, que caberia a um imóvel costeiro ou nas montanhas. A parede da esquerda, em azul pálido, dá boas vindas a quem chega e logo dá para a cozinha em verde menta e cinza. Bem simples mas com esquema de cores coerente e fresco.[divider]
Parede de tábuas horizontais pintadas de branco, cortinas verde e brancas na janela e sob a pia e móveis em linhas vintage traduzem os encantos do campo, bem condizente com a decoração afetiva que tanto perseguimos nos últimos anos no mundo.
Dá vontade de sentar ali e tomar café com bolo o dia inteiro![divider]
E é mesmo o que cozinhas com plantas, muito comuns em lugares com florestas próximas, tem de diferente e tão agradável. Estamos falando das espécie decorativas, tais como a zamioculca e o filodendro coração, que se espalha pela parede superior.
O abajur de palha e o tapete shaggy em algodão completam o clima cottagecore, ainda muito popular.[divider]
Uma versão mais ampla do conceito anterior: subway tiles combinados com parede e teto de madeira rústica dão um efeito bem contemporâneo a esta cozinha rural. As sinuosas arandelas de ferro e os vários vasinhos com plantas são encantadores.[divider]
A inegável influência japonesa está presente no amplo uso de madeira e linhas retas desta cozinha, reforçada pela bancada preta. Os vasos são tipicamente orientais, bem arredondados. Uma bela e exótica cozinha campestre.[divider]
E se o desejo é de cor, aposte num color-block em tom terroso forte, como esta cor-de-abóbora bem próxima ao barro. A pia branca traz mais luminosidade à cozinha, que mantem expostos pratos e tijelas.
O gaveteiro em madeira rústica e o quadro com pintura vintage são super charmosos e ajudam a compor a proposta country.
Cozinha decorada e despojada
Família grande? Pouco tempo para arrumar a cozinha de forma impecável, a ponto de pender pro minimalista? Então entregue-se ao despojamento. Acredite: é possível.
Uma das principais maneiras de fazer isso é criar um pano de fundo neutro. Se a baguncinha é inevitável, que não hajam mais elementos visuais que poluam o visual geral.
Se houver espaço suficiente crie um canto alemão para a copa. Ele funciona como um respiro, aliviando a eventual confusão do ambiente.[divider]
Caso o cômodo seja mais apertado, invista em bancadas mais longas e verticalize a organização de utensílios, potes de tempero, xícaras e tudo mais. Deixe os armários para itens maiores, como panelas e eletrodomésticos.
Também procure adquirir conjuntos completos das coisas. Aparelho de pratos completo, coleção completa de panelas da mesma marca, idem talheres… um design único uniformiza o visual geral da cozinha, tornando a bagunça menos incômoda aos olhos.
Cozinha decorada: estilo rústico
O estilo rústico é eterno: os séculos passam e essa abordagem continua presente na cozinha decorada.
Ele está mais presente em casas e imóveis localizados no interior do país. Existe a predominância matérias primas naturais, tais como madeira, pedras e ferro – tudo em estado menos polido.
Móveis antigos são resgatados de antiquários ou herdados, o que confere um ar de acolhida, de história e de segurança.[divider]
Mas isso não quer dizer que a cozinha decorada em estilo rústico não possa ser elegante – e esse projeto confirma. Os armários são bem claros mas não imaculadamente brancos. Na verdade, sem boiserie e puxadores clássicos, eles seriam considerados modernos.
A cristaleira presente no lado esquerdo sim, possui um design antigo e romântico – assim como os lustres de ferro e as cadeiras de palha. As cortinas romanas atribuem mais sofisticação.