Cortinas para claraboias e telhados de vidro são tudo o que você precisa para regular a luminosidade e privacidade dessas janelas que dão para o céu. Quando o modelo e o tecido estão corretos, e dependendo da hora do dia, os ambientes internos podem se tornar mais aconchegantes, dando vez para a valorização da iluminação artificial. Entenda melhor sobre o assunto e escolha a ideal para sua casa.
Quando usar cortinas para claraboias ou teto
A resposta é bem simples: toda vez que a luminosidade vinda de claraboias e tetos translúcidos atrapalharem as atividades que ocorrem dentro do ambiente. O que normalmente acontece quando o sol está alto no céu, brilhando com força.
A laje solar é um artifício ótimo para regular a luz que entra. Como ela é feita de tijolos de vidro, que são grossos, encaixados numa laje de concreto, ela já se realiza como um filtro. Ou seja, dificilmente vai pedir uma cobertura extra em tecido.
Telhas de vidro ajudam a estratificar a luz solar no interior.
Mas como esses recursos ainda são menos utilizado do que claraboias e telhados de vidro, é importante, sim, ficar por dentro do universo dessas cortinas.
Quem projetou a própria casa para tirar proveito da iluminação natural zenital, por exemplo, vai ter interesse no assunto. Afinal é muito chato precisar se deslocar dentro da casa conforme o sol forte muda de posição.
Tecidos usados em cortinas para claraboias e coberturas de vidro
Os tecidos usados nesse tipo de cortina variam bastante. Na verdade o mais recomendado é que você, antes de mais nada, decida o quanto deseja bloquear a iluminação natural, e com qual frequência.
Por exemplo: você pode querer filtrar apenas um pouco os raios de sol que incidem sobre o cômodo. Neste caso vai encontrar cortinas com trama mais aberta, tal como o voil de algodão. Mesmo assim poderá aumentar o efeito de sombreamento ao optar pela cor preta do mesmo tecido.
Se você precisa de um bloqueio total, como ocorre em casas com conceito aberto, corra atrás de cortinas tipo blackout. Aqui o tom não fará grande diferença, já que qualquer cor proporcionará o mesmo nível de escuridão.
Vantagens
Vale lembrar que cortinas blecaute ajudam a diminuir o calor do ambiente durante o verão, quando o sol brilha com mais força por mais tempo. Sem contar que protegem os móveis de manchas provocadas pelos raios solares, principalmente cortinas com tratamento anti UVA-UVB.
Elas também são bastante convenientes quando o vidro da claraboia ou telhado não está suficientemente limpo.
Se a claraboia fica no banheiro, na cozinha ou lavanderia – ou seja, áreas de maior umidade -, aposte em tecidos à prova d’água. Desta forma você evita a formação de mofo.
Outros materiais
Lembremos que o tecido não é o único material para cortinas para teto. Há as persianas feitas de alumínio, PVC
Abrindo e fechando cortinas para teto
Qualquer modelo de cortina escolhido apresentará uma forma de abri-la e fechá-la. Afinal você não projetou sua claraboia ou cobertura zenital para ficar permanentemente escondida.
Você vai encontrar desde acionamento manual, por meio de um bastão retrátil próprio, até por controle remoto. Ambos permitem que você abra ou feche as cortinas total ou parcialmente.
Modelos de cortinas para claraboias e telhados de vidro
Cortinas para claraboias e telhados de vidro podem ser:
- Romanas
- Duofold
- Rolo
- Persianas
Cores
Pense nas cortinas para telhados como elementos ativos da decoração. Elas podem ser uma forma surpreendente de adicionar cores ao ambiente, levantando o astral.
Dicas para decorar com cortinas para teto
Aqui o teto de vidro está coberto por várias faixas de cortina romana, que são independentes entre si. É uma ótima ideia nos casos de cômodos grandes, uma vez que você poderá expor ou cobrir pontos do local com mais especificidade.[divider]
Um imóvel tipo estufa, feito de vidro do telhado ao chão, pode cobrir todas as suas janelas com a mesma cortina usada para o teto. O efeito é incrível.[divider]
Aqui cada seção da cobertura foi coberta individualmente com cortinas de cores diferentes, trazendo criatividade ao ambiente.[divider]
Outra excelente ideia é prolongar a cortina que cobre o teto para também cobrir as janelas logo abaixo do telhado.