Saber quais cores que você não deve usar em um espaço pequeno é algo importante na hora de construir ou reformar. Isso porque de maneira geral as construções mais recentes estão ficando cada vez menores – é uma tendência muito marcante principalmente nas grandes cidades.
Sobretudo motivados pelo preço mais elevado do metro quadrado, o brasileiro está cada vez mais interessado em imóveis menores.
Nesse caso, existem várias dicas legais que ajudam a valorizar os espaços pequenos, conferindo a eles uma sensação de amplitude bem maior.
E o uso adequado das cores é o mais importante para fazer as decorações. Para saber mais sobre isso, acompanhe esse post até o fim.
Cores para não usar em ambientes pequenos
Muita gente pensa que a escolha de uma tinta para um ambiente pequeno se limita a selecionar as tonalidades que dão uma sensação de amplitude.
Mas não é bem assim. Você precisa escolher o tom mais adequado e, ainda escolher um que ajude a aperfeiçoar ao máximo a decoração.
Então, veja a seguir algumas das principais tonalidades e, a maneira como você não deve utilizar elas.
Branco padrão é uma cor para não se usar em ambientes pequenos
Por mais que o branco pareça ser a cor ideal para um cômodo compacto, é preciso ter um pouco de cuidado em relação a isso.
Por mais que a tonalidade crie uma boa iluminação nos cantos e ajude a refletir a luz, é preciso ponderar sobre isso.
Hoje em dia, pintar a sala inteira de branco já não é mais uma tendência. Agora se procura sempre usar uma paleta iluminada de cores.
A tinta puramente branca pode deixar a atmosfera sufocante e sem graça. Sendo assim, essa é uma cor que funciona melhor em acabamentos ou para dar destaque a alguma parte da casa especificamente.
Uma opção legal é usar o cinza estanho suave para deixar o ambiente mais elegante. Ou se preferir, você pode emoldurar uma parede colorida com branco. Isso deixa o espalho mais moderno e atrativo.
Cuidado com os neutros silenciados
É verdade que tintas de cores neutras vão muito bem em ambientes menores e dão uma ideia de mais espaço.
Entretanto, não se deve jamais presumir que qualquer tinta neutra seja adequada para ambientes menores.
Por isso, a melhor opção é usar cores neutras que reflitam a luz ao redor e, então combinar elas com detalhes e acabamentos em branco.
Isso dá uma ideia de estilo mais aberto e arejado. Móveis, cortinas e lençóis que harmonizem com o tom da parede são muito bem vindos.
Jamais use uma cor que você não ame em um espaço pequeno
É muito importante saber quais são as cores que combinam melhor com o seu ambiente. Mas isso é apenas o início.
Você jamais deve pintar nenhum cômodo da casa com uma tonalidade que não gosta só porque algum arquiteto ou designer disse que ela cairia bem.
Isso vale principalmente para o seu quarto, que é um ambiente que deve refletir o seu estilo e, que deve servir como refúgio.
Sendo assim, muito mais do que fazer com que um ambiente pareça maior, a cor da tinta precisa fazer com que você se sita bem no ambiente e, deve deixar o seu cantinho incrível.
Então, uma dica bacana é escolher a sua cor favorita e, a partir disso selecionar a tonalidade dela que melhor se adeque ao cômodo que você pretende pintar. Ou seja, não desista das suas cores favoritas.
Não use tons de tinta duvidosos em espaço pequeno
Sobretudo nos ambientes menores, é importante se atentar a cada pedacinho que será pintado. Por isso, preste bem atenção a qualquer tom de tinta que escolher, sobretudo se ele for um pouco mais diferenciado, como rosa ou verde, por exemplo.
Uma ideia para não errar é sempre fazer testes e simulações das cores antes de realizar a compra. Isso ajuda a evitar problemas e arrependimentos posteriores.
Evite usar vermelho em um espaço pequeno
Nos ambientes menores, a cor vermelha pode atrapalhar, proporcionando uma ideia de redução da sensação de amplitude.
Por isso, a energia e o calor desse tom não são ideais para espaços pequenos. A não ser que seja usado apenas em detalhes, o vermelho pode te deixar desconfortável e sobrecarregado.
Uma alternativa a isso é utilizar tonalidades mais puxadas para o castanho ou ferrugem. Assim é possível ter os benefícios da cor, sem o desconforto.
Usar cores que brilham não é uma boa ideia
Cores brilhantes desvalorizam ambientes menores e, o mesmo acontece com padrões geométricos e listras nas paredes.
Isso porque depois de algum tempo elas se tornam bastante cansativas para quem frequenta o ambiente com frequência.
Usar tintas acetinadas também pode ser ruim. Sendo assim, para cômodos menores, aposte sempre nas tintas foscas.
Tonalidades que favorecem o espaço pequeno
Não existe uma regra fixa para quais cores devem ou não ser usadas em ambientes pequenos. Mas é claro que independentemente da escolha, é preciso ter alguns cuidados.
Apesar disso, existem as tonalidades que são mais adequadas para os cômodos menores. Veja a seguir quais são:
- Branco e off-white: são coringas na decoração de ambientes menores e trazem a sensação de paz, organização e limpeza. Ademais, também valoriza a iluminação;
- Baunilha: existem várias tonalidades e, por ser uma cor neutra, pode ser usada na forma de tons mais claros ou mais escuros. Por isso, é uma ótima escolha para ampliar ambientes;
- Lavanda: é uma cor alegre muito indicada para os ambientes menores. Por isso, é ideal para quem deseja levar um pouco de cor para a casa, mas sem exagerar. Além disso, ela é considerada uma cor delicada e extremamente elegante, ideal para diversos locais da casa. E ainda é possível combinar essa com outras cores para deixar tudo mais elegante;
- Azul celeste: essa é mais uma opção para levar cor para a sua casa sem pesar demais na decoração. O azul fica bem na sala ou no quarto, por exemplo e, passa uma sensação de relaxamento e tranquilidade.
Conclusão
É muito importante planejar bem a pintura da sua casa e, sempre escolher uma cor que você goste, adequando o tom de acordo com o ambiente.