Ter um canto da leitura na casa é um desejo de muitas pessoas. Isso porque esse local é todo projetado para relaxar e curtir um tempo com um livro. Embora seja comum pensar que a criação desse ambiente precise de disponibilidade de um alto orçamento ou de um local espaçoso, é possível montá-lo usando a área e o orçamento disponível seguindo algumas dicas.
Seguindo esses passos, você vai saber por onde começar o seu projeto de canto da leitura e o que não pode faltar para deixar esse espaço especial.
1. Escolha onde será montado o canto da leitura
Para iniciar o projeto de montagem de um canto de leitura, primeiro você deve decidir onde será o local para montar o espaço.
Alguns detalhes são essenciais para garantir a funcionalidade do local, que deve ser ideal para proporcionar uma boa leitura.
- Espaço tranquilo: Ao escolher onde será o canto da leitura não há a necessidade de um cômodo somente para essa função, já que nem todas as casas terão esse cômodo sobrando para a montagem do espaço. Você pode literalmente escolher um canto da casa para fazer a montagem do espaço. O importante é que o local seja tranquilo e sem distrações como televisão.
- Boa iluminação: A iluminação é essencial para esse espaço, procure um local da casa onde proporcione uma boa iluminação natural. Um local perto de uma janela também é uma boa escolha para o canto da leitura.
- Um espaço silencioso: E não esqueça que para o momento de leitura é necessário silêncio. Escolha um espaço que não tenha interrupção e que não tenha constante interrupção com ruídos ou sons externos.
2. Use uma boa paleta de cores para seu espaço
Com o local escolhido, procure uma paleta de cores para deixar esse espaço aconchegante, limpo e que não canse a vista.
Prefira cores neutras e leves, que transmita uma atmosfera tranquilizante para tornar o momento de leitura uma experiência boa.
Uma paleta de cores muito forte pode acabar causando uma espécie de repelente, fazendo com que a pessoa não consiga ficar muito tempo no local.
3. Traga conforto
Sendo um espaço onde é comum passar um bom tempo sentada, esse espaço precisa ser confortável.
Uma boa poltrona será suficiente para tornar o local confortável, mas se o seu espaço for grande e estiver com disponibilidade de um orçamento maior, você também pode adicionar um sofá ou outras poltronas.
Um outro detalhe que deixa o espaço confortável e ainda serve como ornamento são as almofadas. Você pode usar cores e formatos diferentes para deixar o espaço autentico e estiloso.
4. Use estante e prateleiras
E não poderia faltar em seu espaço da leitura estante e prateleiras. Elas são fundamentais para a organização dos livros e servem como parte principal da decoração do espaço.
Para escolher a estante ou prateleira, primeiro você deve ter em mãos as medidas do espaço escolhido do canto da leitura, já que o móvel deve ser montado respeitando a noção de espaço.
Para quem não possui um local com muito espaço, uma opção é o uso de prateleiras, usando o espaço horizontal.
Estantes costumam ocupar um maior espaço, adequado para quem tem uma maior disponibilidade de espaço. Nichos são uma outra opção, já que ele permite uma maior personalização no local.
5. Use escrivaninha e mesa
Para deixar o espaço ainda mais funcional, você pode adicionar uma escrivaninha no canto da leitura.
Ela pode servir para dar uma outra utilidade para o ambiente, servindo como um pequeno escritório particular.
A escrivaninha será muito bem utilizada para quem precisa de um espaço para estudos ou trabalhos em home office.
Mesa de canto é outro móvel que fica ótimo em um canto da leitura. Como ela é colocada próximo ao sofá ou poltrona, essa mesa serve como apoio para canecas com chá ou café ou até para livros.
- Veja também: Como Escolher uma Escrivaninha para o seu Filho
6. Decore o canto da leitura
Para deixar o espaço ainda mais especial, você não pode deixar de decorar o seu canto da leitura.
Não há uma regra geral sobre a decoração do espaço, você pode seguir o estilo que preferir.
Detalhes como quadros, ornamentos, vasos com plantas e flores são elementos decorativos que você deve investir em seu canto da leitura. Uma boa peça para o espaço é o tapete, que pode ser completado com almofadas e puffs.
Porém, tenha cuidado para não deixar o espaço poluído, com elementos decorativos chamativos e em excesso. Tente seguir um estilo que traga leveza e deixe o ambiente tranquilo e limpo.
7. Organize os livros
Com o espaço montado, chegou a hora de organizar os livros em seu canto da leitura. Como depende da quantidade de livros disponíveis no ambiente, esse processo de organização varia para cada pessoa.
Para quem só quer montar um pequeno espaço, uma opção é disponibilizar só alguns livros em uma mesa de apoio ou em uma prateleira.
Mas quem tem a intenção de montar uma estante com bastantes livros, esse trabalho pode ser um pouco mais trabalhoso.
A forma mais ideal para organizar os livros é colocando primeiro os livros que ainda não foram lidos, deixando mais fácil o seu acesso.
Outra forma de organizar é colocando em ordem alfabética, colocando ou os títulos, ou os autores nessa ordem.
E que tal fazer um degradê com os livros? Essa é uma forma de organizar os livros onde a arrumação é feita com base nas cores dos livros, criando um degradê de cores. Com essa organização, os livros ainda servem como parte da decoração do local.
Mas para quem prefere um ambiente mais neutro, uma nova tendência na organização dos livros é colocar as lombadas dos livros escondidos, deixando o livro ao contrário.
Esteticamente essa organização dos livros deixa o ambiente com uma decoração mais calma, mas fica praticamente impossível saber qual livro está pegando, deixando em uma escolha às cegas para a próxima leitura.