O banheiro é um cômodo que não deve ser negligenciado. Deixar esse ambiente agradável e bonito pode fazer toda uma diferença na casa. Um banheiro simples e bonito é algo possível, o importante é saber quais serão as mudanças e o estilo que o dono quer transmitir.
Existem diferentes conceitos de decoração para o banheiro, que vai do estilo minimalista, moderno, rústico, industrial ao contemporâneo. Cada um desses modelos possui características próprias, mas que deixam o ambiente aconchegante e despojado.
1. Banheiro simples e bonito no estilo minimalista
O estilo desse banheiro segue uma decoração simples e com cores neutras como o branco, cinza e preto. Menos é mais, então procure colocar no banheiro o que for funcional, sem excesso de conteúdo na decoração.
Com um estilo clean, a decoração do banheiro usa linhas retas e muita iluminação, tanto natural como artificial.
A decoração minimalista é uma ótima opção para quem tem um banheiro pequeno, ele cria uma ilusão de amplitude por suas cores claras e iluminação.
2. Banheiro simples e bonito no estilo moderno
Essa decoração está ligada ao que é a tendência do momento. Mas não é necessário trocar tudo do seu banheiro para criar um ambiente moderno.
Algumas pequenas mudanças que podem ser feitas são:
- Troca do vaso e torneiras para um modelo mais atual;
- Aplicação de um revestimento em pastilhas, ou porcelanato.
Um banheiro moderno pode seguir diferentes paletas de cores, desde os mais neutros aos coloridos. Itens de decorações com um aspecto moderno deixam o banheiro ainda mais estiloso.
- Veja também: Modelos de box de vidro para o banheiro
3. Banheiro simples e bonito no estilo rústico
A decoração do banheiro rústico traz uma imagem de aconchego. As plantas são bem-vindas para deixar o cômodo com um frescor, lembrando a natureza.
Uma opção é usar o ladrilho artesanal ou o cimento queimado na parede. A cerâmica que imita a madeira também pode ser usada para deixar o estilo rústico.
Couro, madeira, pedra, são alguns dos matérias para decorar o banheiro. Cestas de bambu ou vime podem servir para organizá-lo.
- Veja também: Ideias para banheiros rústicos com muito charme
4. Banheiro com estilo industrial
O banheiro simples e bonito no estilo industrial é para quem procura algo despojado e jovial.
O banheiro com estilo industrial procura uma imagem urbana, com tubulação aparente, revestimento sem acabamento e com a grande presença do cromado e do fosco.
A paleta de cores segue tons mais terrosos e frios. A cor cobre pode ser um detalhe que deixa o estilo envelhecido, o que dá aquele toque na decoração.
Os moveis usam um estilo geométrico, com formas quadradas, redondas, urbanizando a decoração.
5. Banheiro no estilo contemporâneo
O estilo desse banheiro junta o clássico com o moderno, criando um espaço elegante e charmoso.
Texturização na parede como tijolinhos ou acabamento 3D deixam o local despojado.
As cores podem seguir paletas com cores neutras, mas é o colorido que é clássico desse estilo.
Nichos e prateleiras são bem presentes nessa decoração e a cuba da pia não é embutida, fica sobre a superfície.
Escolhendo o revestimento para o banheiro simples
São diferentes tipos de revestimentos que correspondem ao gosto e a necessidade de diferentes perfis.
Antes de escolher um revestimento é bom saber qual é a necessidade do banheiro e qual modelo melhor o corresponde.
Alguns desses revestimentos também podem ser usados no piso, criado um ambiente uniforme, mas também é possível misturar contrastes e até dois tipos de material.
- Pastilhas: são diferentes modelos para todos os gostos. Esse revestimento pode ser usado no piso. Um detalhe das pastilhas é que ela exige uma maior atenção na limpeza dos rejuntes, que tem uma quantidade maior do que de outros revestimentos.
- Porcelanato: é um material que tem ganhado cada vez mais espaço como revestimento de banheiro. O preço é mais elevado do que outros materiais, mas a elegância que essa peça traz ao banheiro é algo a considerar. O porcelanato também é bem resistente e pode ser usado no piso, só que é importante ter cuidado e escolher um com acabamento mate ou rústico por possuir maior aderência, tornando o ambiente mais seguro. Esse revestimento é fácil de manter limpo e não exige grande trabalho para a limpeza.
- Mármore: esse é um revestimento bem caro, mas que deixa o cômodo luxuoso. Um problema com o mármore é que ele é um material poroso, o que impede uma limpeza completa, podendo resultar na presença de microrganismos nocivos.
- Cerâmica: é o revestimento com o valor mais em conta e mais indicada para o uso em banheiro. Ela tem uma grande durabilidade e seu revestimento é impermeável, o que impede porosidade. Também é possível encontrar esse material em diferentes cores, tamanhos e até com texturas. A limpeza é simples e pode ser feita com produtos comuns de higienização de casa.
- Ladrilho Hidráulico: o melhor desse revestimento é que ele é feito de forma artesanal, o que possibilita a personalização do cliente ao escolher o desenho, as cores e o tamanho. Um problema desse revestimento é que a aplicação deve ser feita com uma mão-de-obra especializada, ou pode acabar não tendo o resultado esperado. A durabilidade é menor em relação a outros revestimentos, com o tempo ocorre o desgaste do material.
- Revestimento 3D: esse revestimento é um dos modelos muito usado nos últimos anos. Existe variados estilos de revestimento 3D e eles podem apresentar materiais como gesso, PVC, adesivo e cimento. O preço e a durabilidade desse revestimento vária de acordo com o material escolhido.
O piso do banheiro deve ser escolhido com cuidado!
A escolha do piso do banheiro precisa de muito cuidado, já que uma escolha mal feita pode resultar em acidentes.
Como o banheiro é um local onde o piso fica molhado, o material deve ser escolhido pensando na segurança dos moradores da casa.
A primeira opção que surge ao pensar em segurança no banheiro é o piso antiderrapante. Esse material cumpre com o prometido, criando uma proteção ao criar um piso não escorregadio.
Casas com idosos e crianças devem levar em consideração a segurança que esse piso oferece.
Um detalhe é que esse piso é trabalhoso para limpar, o que pode ser um desencorajamento para sua escolha. Mas uma opção para esse piso é usá-lo somente na área do box.
Porcelanato
O porcelanato costuma ser o piso mais desejado para quem está reformando o cômodo. Ele oferece uma elegância e praticidade que pesam em sua escolha.
Mas é preciso cuidado na escolha desse material para o piso do banheiro, principalmente no box. Os modelos lisos, acetinados podem ser escorregadios. O melhor é escolher modelos de porcelanato com o acabamento rústico ou mate, eles possuem maior aderência, assim evitando acidentes.
Cerâmica
As cerâmicas são outra opção para o piso. Elas criam uma ilusão de amplitude, o que é uma opção para banheiros menores. Esse material pode ser encontrado em diferentes cores e estilos para todos os gostos.
A cerâmica é uma opção econômica e prática. Para quem tem a intenção de renovar o piso com frequência, a cerâmica é a escolha ideal.
Alguns pisos devem ser evitados, principalmente no box. O porcelanato polido é um dos queridinhos, mas a aplicação desse piso em banheiro pode criar uma superfície escorregadia.
Cimento queimado
O cimento queimado também não é indicado para o piso do box, por também apresentar uma superfície lisa, aumentando a possibilidade de acidentes.
Ao escolher o piso, procure aquela que mais se adeque à necessidade do banheiro e ao orçamento.