Vitral Mandala para Pendurar na Janela

Escrito por

Para harmonizar ainda mais a sua sacada, varanda ou mesmo entrada do jardim, ensinamos a fazer um vitral mandala para pendurar. Você poderá recortar o vidro e o buraquinho no vidraceiro – e o resto é com você, com muita simplicidade e diversão. Vamos lá?

Materiais

  • Disco de vidro de 16 cm diâmetro e 1cm de espessura (mínimo)
  • Tintas para vitral Acrilex nas cores vermelho, azul, verde, rosa e amarelo
  • Pasta vitral Acrilex cor prata
  • Panos de limpeza
  • Jornais velhos
  • Cotonetes
  • Solvente
  • Pincel

Preparando o Vidro e o Desenho para o Vitral Mandala

Imprima o desenho. Ele está no tamanho do risco usado neste artigo, mas, naturalmente, você pode reduzi-lo ou aumenta-lo.

Como este vitral deverá ser pendurado, precisará de um suporte ou um furo. Você pode mandar furá-lo em uma loja especializada em emolduração. Vidraçarias também podem providenciar o furo no vidro.

Desenhando e Pintando o Vidro

vitral mandalaLimpe o vidro com álcool e um pano limpo que não solte pelinhos. Coloque o vidro sobre o desenho e copie este último com a pasta vitral.

Cuidado para não tirar o vidro do lugar. Se você errar, espere a pasta secar, raspe com uma colherinha (ou outro instrumento metálico; evite facas e estiletes) e faça novamente.

É normal não acertar na primeira vez, mas com um pouco de treino você poderá fazer lindos vitrais.

vitral mandalaTudo certinho e seco? Então chegou a hora de pintar. Pinte os espaços delimitados pela pasta.

Espere secar antes de retocar a tinta. Deixe o vidro secando num local sem poeira ou infestação de cupim, porque qualquer coisa que cair pode arruinar o trabalho.

Se a tinta manchar as bordas do desenho, remova com um cotonete embebido em solvente… e não esqueça de limpar o pincel!

vitral mandalaDepois que a pintura estiver seca, você poderá lavar o vidro com água e sabão, para tirar vestígios de gordura e outras sujeirinhas. Deixe secar sobre um jornal.

Por fim, amarre o vitral com um fio de náilon forte no furo. Ou faça um acabamento no fio de nylon com uma ou duas contas transparentes em acrílico.

E pedure onde quiser!

vitral mandala

Ao ser visto contra a luz, o desenho do vitral escurece, causando um lindo efeito.