Em um post anterior mencionei como aprender a fazer as pulseiras da amizade, tradicionalmente feitas com técnicas de macramê, que é uma arte de tecer fios de forma manual com diferentes tipos de tramas e nós.

Pulseiras trançadas à mão

Uma trança simples, utilizando três fios, é também uma boa, e bastante simples, ideia para uma pulseira.

pulseiras macrame

Materiais como fitas de cetim, cordão encerado, sisal e barbante são comumente vistos em cordões trançados.

O mesmo, naturalmente, pode ocorrer com fios mais finos, como linhas de algodão, polipropileno (imita seda), ou ainda, cordões de cetim, ideal para trabalhos mais elaborados.

No entanto, o trançado pode ainda envolver 4, 5, 6, 8, 16 fios…e se tornar uma bela trama.

pulseiras macrame
Pulseira de pelo de cavalo com 12 tranças

Basta paciência e criatividade – e o melhor: não necessita equipamento específico.

pulseiras macrame  trançadas à mão
pulseiras trançadas à mão

Assim como ocorre para o macramé, basta uma superfície, e uma forma de fixar as extremidades dos fios a serem trançados: vale fita crepe, peso de papel, livros, o que tiver à mão.

Um tutorial simples para a confecção de uma trança de 5 pontas pode ser encontrado no canal de Camila Milhomem no site YouTube.

Tranças com outras quantidades de pontas seguem exatamente o mesmo princípio descrito neste vídeo; vale a pena tentar!

Professora universitária, artesã desde 2008, com publicações no site Revista Artesanato, e na revista Guia Básico do Tear Manual (2012). Embora seja admiradora da tecelagem complexa e seus desenhos, é na simplicidade e versatilidade dos teares de pregos a fonte onde busca inspiração para os mais variados trabalhos, que podem ser vistos em seu site Juntando Linhas e Trapos (http://www.juntandolinhasetrapos.com). Possui também um blog - Universo em Tramas (http://universoemtramas.blogspot.com), no qual descreve suas aventuras em tecelagem manual.