Como Fazer Velas Artesanais de Vários Tipos e Formas

Original: https://www.fazfacil.com.br/artesanato/velas/ Escrito por

Velas: recursos tão antigos de iluminação que resistem ao (e se renovam com o) tempo. Elas ainda ocupam um grande espaço no mercado de artesanato e serve desde a propósitos físicos, como aumentar a claridade de um ambiente, como estéticos, com aromas, cores e formatos irresistíveis. A seguir, damos todas as dicas sobre como fazer velas.

Mesmo com concorrência significativa, a fabricação de velas artesanais oferece muitas oportunidades para o pequeno empreendedor.

Para ter sucesso e ser diferenciado no mercado é preciso saber trabalhar com ou sem muitos recursos (equipamentos) e ter em mente que o principal é usar de muita criatividade, explorando várias versões de velas.

Materiais e Equipamentos Necessários para Fabricar Velas

Os equipamentos básicos:

  • Panela com água para o Banho-Maria ou recipientes de vidro refratário para derreter a parafina
  • Termómetro (recomendado)
  • Moldes – qualquer recipente pode servir de molde, desde que não seja afunilado em cima.
  • Corante à base de água
  • Formas em alumínio
  • Exemplo: copos de vidro ou plástico, formas de pudins ou bolinhos, etc.
  • Existem moldes “comerciais” que se encontram em lojas da especialidade.
  • Colher de pau
  • Cortadores ou facas diversas.
  • Pavios artesanais parafinados
  • Tabuleiro ou uma superfície lisa
  • Recipiente para derreter a parafina.
  • Exemplo: lata de frutos, feijão, etc.

Tipos de Velas Artenasais

  • Velas coloridas
  • Velas de estearina
  • Velas de parafina
  • Velas de aniversário
  • Velas de Liturgia
  • Velas para Rechaud

Suporte Adequado para Velas

Observe sempre com atenção o tipo de vela (tamanho e forma) para a escolha do suporte. Um dos maiores problemas observados durante a queima da vela é que a parafina derramada normalmente ultrapassa os limites do suporte.

Isso pode prejudicar moveis, toalhas ou mesmo provocar incêndio. Além disso, as forminhas de fabricação precisam ser resistentes ao aquecimento.

Fabricação de Velas: A Parafina

Cuidado: a parafina é combustível. Quando chega a 190ºC, poderá auto-inflamar – ou seja, pegar fogo sozinha. Se a parafina incendiar, jamais use água para apagar o fogo. Apenas desligue o fogão – ou retire a panela e tampe-a.

A mistura irá derreter a uma temperatura de 65 a 80 °C. Acima desta temperatura a essência vai evaporar e, abaixo a parafina já estará em processo de solidificação.

A proporção adequada de essência é de 3 a 5% da quantidade de parafina. Isso porque a parafina tem uma capacidade limitada de absorção de essência. Quando colocada em excesso, é formada na base da vela uma camada oleosa e com falhas.

Para ter uma vela bem cheirosa, utilize essências bem concentradas e de boa qualidade (não quantidade).

A adição do ácido esteárico facilita a retirada da forminha, e a vela derrete mais lentamente, fica mais resistente. As velas podem ser compostas até 40% de ácido esteárico para 60% de parafina, porém o ácido esteárico aumenta o custo do material.

Como Fazer uma Vela: Receitas Básicas

Junte a parafina, a cera micro e a estearina e aqueça até 80º C. Adicione o corante e a essência de sua preferência e coloque na forma escolhida.

Aguarde o resfriamento até que a parafina se contraia e forme um buraco junto ao pavio ou arame. Introduza os toquinhos junto ao pavio e complete com a mesma parafina (o que sobrou) aquecida até 90º C. Aguarde o resfriamento total, retire da forma e de o acabamento.

Outra receita utilizará 2 kg de parafina branca em pó (com cera micro), formas de alumínio cilíndricas ou galvanizadas quadradas, 100 ml de desmoldante (óleo mineral), 10 m de pavio redondo com núcleo de cobre ou chato e 50 ilhós de metal ou pavio duro 18 cm com ilhós.

Opcional: Essências multiuso, anilinas, acabamentos, etc. Os utensílios de trabalho são uma panela usada ou kit banho-maria com 3 peças, guia para pavios, pincel e termômetro.

Colocar a parafina na panela e aquecê-la em banho-maria até ficar totalmente líquida. Com um pincel, untar bem a forma com o desmoldante. Colocar o ilhós no pavio (com 15 cm). Centralizar no fundo da forma e colocar um pouco de parafina para segurar o ilhós.

Feito isso, esperar alguns segundos. Colocar a parafina derretida na forma já preparada (untada e com a guia centralizando o pavio) e bater levemente na parte de fora da forma para que as bolhas de ar subam e não danifiquem a vela.

Para nivelar a superfície da vela, resultado da contração da parafina ao resfriar, preencher o buraco com mais parafina. Deixar a forma e a parafina secar totalmente e retirar com cuidado a vela da forma.

Como Fazer Velas que Choram

Faça vários furos numa vela comum (geralmente a nº 08). Complete as fendas com lápis estaca derretido e aguarde resfriamento.

Prepare a parafina batida bem leve, mergulhe a vela preparada várias vezes até cobrir as cores.

Como Fazer Velas com  Areia

vela areiaPegue areia lavada e peneirada e coloque num recipiente (a areia deve estar úmida). Faça um buraco com um cortador (molde) desejado. Aqueça a parafina numa temperatura de 150º C.

Com muito cuidado, preencha o modelo feito na areia interiormente (somente as laterais, como se fosse uma bolsa). Aguarde aproximadamente 30 minutos para resfriar.

Aqueça a parafina a 80º C na cor e essência desejada. Complete a vela já com o pavio. Aguarde resfriar e remova a vela da areia, retire os excessos e dê um banho de parafina a 95º C para acabamento.

Como Fazer Velas Mosaico

Derreter o corante e a estearina. Despejar a estearina num tabuleiro com uma altura de 1 cm. Quando estiver fria, cortar com x-acto formas regulares ou irregulares. Podem-se usar cortadores de bolinhos.

Derreter a parafina e deixar arrefecer até 80 ºC. (Não se deve usar corante, ou usar muito pouco para que as formas se possam ver). Despejar a parafina no molde já com as formas e o pavio. Deixar arrefecer e nivelar a base.

Como Fazer Velas com Balões

vela balãoEncher um balão com água, até à forma desejada. Dar um nó no balão. Derreter a parafina até aos 80 ºC e tingir da cor desejada. Segurando o balão pela boca, mergulhar o balão na parafina. Repetir até ter uma camada espessa.

Mergulhar o balão em água fria para que endureça. Rebentar o balão e removê-lo. Quando a parafina estiver fria, preencher o interior com parafina a 60 ºC.

Depois mergulhar em água fria para não deformar. Quando começar a endurecer, espetar o pavio. Nivelar a base. As velas ficam muito bem se a cor de fora for mais clara do que a cor da parafina que se usa para preencher a vela.

Podem-se dar banhos com cores diferentes ou em tons diferentes da mesma cor.

Como Fazer Velas Flocadas

Prepare os cubinhos de parafina em diversas cores. Coloque na forma escolhida os floquinhos com a disposição que mais lhe agrade (cores).

Coloque o arame centralizado para ser substituído posteriormente pelo pavio. Coloque parafina derretida a 70º C até cobrir os floquinhos. Aguarde o resfriamento e desenforme.

Os floquinhos não precisam ter essência, mas a parafina branca sim.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: landhere, Denise Cross Photography