Há, ainda, teares com 4, 8 ou mais quadros, o que permite combinações nas pisadas dos pedais, levando ao desenvolvimento de padronagens diferenciadas e belíssimas.

tear-mmineiro-4-pedaisO famoso “tear mineiro” é um tear de 4 quadros, cujas representações gráficas das padronagens e sua sequência de execução são conhecidas como “repassos”, e que encanta a todos pela delicadeza e riqueza de detalhes dos desenhos.

Uma ótima fonte para consultar e saber mais sobre teares de pedal é o blog do artesão Rodrigo Monteiro, com  vídeos mostrando detalhes do funcionamento destes tipos de teares

Tear de padronagem

tear-de-padronagem-mesaUma versão em menor escala do tear de pedal é o tear de padronagem.

Ele possui o mesmo tipo de mecanismo que um tear de pedal, com a diferença que pode ser posicionado em uma superfície como uma mesa ou balcão.

Normalmente apresenta 40 cm de largura, e tem por objetivo produzir amostras de padronagens para que possam ser posteriormente repetidas em um tear de pedal.

Os quadros, ao invés de serem acionados por pedais, são movidos por alavancas.

Os mesmos métodos de utilização de um tear de pedal podem ser aplicadas para um tear de padronagem, e assim os vídeos já citados podem auxiliar o entendimento.

1
2
Professora universitária, artesã desde 2008, com publicações no site Revista Artesanato, e na revista Guia Básico do Tear Manual (2012). Embora seja admiradora da tecelagem complexa e seus desenhos, é na simplicidade e versatilidade dos teares de pregos a fonte onde busca inspiração para os mais variados trabalhos, que podem ser vistos em seu site Juntando Linhas e Trapos (http://www.juntandolinhasetrapos.com). Possui também um blog - Universo em Tramas (http://universoemtramas.blogspot.com), no qual descreve suas aventuras em tecelagem manual.