Teares de pente liço e de pedal

Escrito por


Depois de falar sobre as principais características dos teares menores, como o tear de prego, o tear de tricô e o tear de papelão, vamos aqui descrever teares mais robustos e de maior complexidade também.

São os teares de pente liço e o tear de pedal.

 O tear de pente liço

tearO Tear de pente liço: tem uma estrutura mais robusta, geralmente em madeira ou MDF, e apresenta vários tamanhos, que podem variar de 20 cm de largura a 2,00 m.

Este tear apresenta dois rolos, um frontal (chamado rolo de tecido, onde o trabalho pronto vai sendo enrolado) e um do lado oposto (rolo urdidor, de onde saem os fios da urdidura).

Tais rolos tem a função de manter a tensão dos fios sempre constante, além de movimentar a trama à medida que vai sendo construída.

Como funciona o tear de pente liço

tear-pente-lico-medioO ponto central, no entanto, está concentrado no pente, pelo qual passam os fios que saem do rolo urdidor e vão para o rolo de tecido; este pente apresenta orifícios (liços) e fendas, distribuídos alternadamente.

Os fios que passam pelas fendas tem a capacidade de se movimentarem para baixo e para cima, enquanto que os fios que passam pelos liços, não.

Deste modo, o pente pode se movimentar para baixo e para cima, permitindo que fios alternados estejam em uma das posições, ou seja, quando o pente está na posição “em cima”, os fios que estão nos liços estão levantados, enquanto que os outros das fendas estão abaixados, e vice-versa.

A cada troca de posição do pente, uma “carreira” (chamada ½ duíte) do fio da trama é feita; duas “carreiras” é considerada uma duíte.

A cada ½ duíte, o pente é utilizado para acomodar devidamente o fio da trama no trabalho: com as mãos, puxa-se o pente para a frente, pressionando o fio tramado no lugar; deste modo, o ponto tela pode ser executado de maneira rápida e eficiente.

Um tutorial bastante interessante sobre a montagem e utilização do tear de pente liço pode ser encontrado no YouTube, no canal da Soliarte Artesanato.

Este é o primeiro de uma série de 5 vídeos que explicam de maneira simples como fazer um cachecol, desde a colocação dos fios até a retirada do tear.

Tear de pedal

tear-de-pedal-gdeO tear de pedal é geralmente grande, e consiste, assim como no tear de pente liço, de um rolo urdidor e um rolo de tecido.

A diferença é que o pente, que pode ser de madeira ou metal, só contém fendas, e tem a função de distribuir os fios da urdidura de maneira uniforme, e de servir para acomodar e pressionar os fios da trama a cada ½ duíte.

Atrás do pente, estão os liços, que em um tear de pedal são objetos finos de metal ou barbante que contém um orifício no meio, por onde passam os fios da urdidura.

Estes liços estão organizados em estruturas de madeira – “quadros”, e cada quadro pode conter vários liços, dependendo do tamanho do tear ( 0,80 m, 1,00 m, 2,00 m, etc) e do tipo de padronagem que se deseja desenvolver.

Existem teares de pedal com dois quadros, por exemplo, que executam o mesmo ponto tela descrito anteriormente; cada quadro é movido para cima ou para baixo, pelo acionamento dos pedais.