Acabamento no Tear: Lavagem da Peça

Escrito por

A lavagem da peça, após a retirada do tear, é uma etapa fundamental para determinar a forma real do tecido feito à mão.

É comum dizer que um tecido torna-se realmente o “tecido” somente após a lavagem.

Existem alguns métodos que podem ser empregados. Eles se referem basicamente à agitação, emprego de água quente ou fria, secagem e compressão com ferro ou vaporização.

Feltragem: Exemplo de Efeito de Lavagem na Peça de Tear

Cada tipo de fibra tem uma reação particular à água. Dependendo de sua temperatura e dos outros fatores acima citados, pode acontecer uma modificação drástica na estrutura da peça.

Um bom exemplo disso é o processo conhecido por “feltragem”, no qual a lã pura é submetida à lavagem com água quente, sabão e agitação.

O resultado é uma peça compacta, porém macia ao toque, que conhecemos como “feltro”, cujo processo simplificado pode ser visto no blog Superziper.

Este é apenas um do efeitos que podem ocorrer quando uma peça sai de um processo de lavagem, e é exatamente por isso que ela é considerada a etapa final de acabamento para várias fibras.

Aqui falarei das duas mais utilizadas, que são o algodão e o acrílico.

Lavagem de Peça de Tear em Algodão

Das fibras utilizadas em tecelagem, o algodão é de longe a mais utilizada, seja em sua forma natural; tingido e rústico, como os barbantes; ou, ainda, tratado, como o mercerizado, que é macio ao toque e lustroso.

Peças em algodão são bastante absorventes, podem ser lavadas em água fria ou quente, centrifugadas e deixadas para secar em lugar arejado.

Após a lavagem, há o encolhimento natural da peça, uma vez que as fibras tendem a se acomodar. O resultado é uma peça de trama mais fechada do que quando saiu do tear.

O teor de perda vai depender da padronagem empregada: se houve mistura de algodão com outro tipo de fio, se a secagem ocorreu em secadora, etc.

Após a secagem, a compressão à quente com ferro à vapor pode ser uma opção interessante para tecidos destinados a serem cortados.

Lavagem de Peça de Tear em Acrílico

Outra fibra bastante utilizada, principalmente na confecção de cachecóis, xales, mantas e outras peças de inverno, é o acrílico.

Peças em acrílico não precisam ser lavadas como parte do processo de acabamento, uma vez que não há encolhimento sob secagem natural.

No entanto, a secagem à máquina pode promover uma distorção da peça, assim como a compressão à ferro. Portanto, evite.

As diferenças de comportamento na água entre esses dois tipos de fibras podem ser conferidas em meu blog Universo em Tramas.

efeito de encolhimento

 

Neste exemplo, exatamente, a finalização por lavagem promoveu um efeito interessante e bem visível.

Atenção às Fibras

Na lavagem as fibras se acomodam conforme o fio escolhido.

Fios de mesma matéria-prima básica mas diferentes em espessura ou estrutura, componentes da mesma peça, podem gerar resultados bem diferentes em relação ao tamanho, se forem comparados aos mesmos produtos feitos exclusivamente com outro tipo de fio após a finalização por lavagem, uma vez que o tipo de trama (balanceada ou não) vai determinar como estas fibras se acomodarão.

peças de tear 2Vejam este exemplo: dois tapetes feitos em tear de pregos, com exatamente o mesmo número de pregos na largura (50), mas com uma diferença de dez pregos no comprimento (80 para o azul e 70 para o rosa).

O tapete azul foi feito exclusivamente de fios de malha de algodão, enquanto que o tapete rosa foi feito em barbante e fio de malha de algodão.

Note que, no tapete rosa, temos um encolhimento maior, mas da peça inteira, não somente do fio de malha ou do barbante.

Além disso, é possível afirmar que o maior efeito pode ser verificado na largura, mas não no comprimento, quando comparamos os dois tapetes.

peças de tear

 

Essa diferença pode ser devida a uma maior tensão exercida pelo fio na confecção da trama (horizontal), somada à diferença de espessura entre os dois fios, que tendem a se acomodar e se aproximar mais.

De maneira geral, finalizo com lavagem todas as peças que faço, mesmo aquelas que já sei não sofrerem ação do processo – afinal, é importante entregar uma peça livre de quaisquer impurezas que venham de minhas mãos.

E mais importante: não quero que meu cliente tenha uma surpresa, muitas vezes desagradável, ao lavar a peça e verificar que a mesma teve seu tamanho reduzido!

Então faça seu tecido e lave-o. Lições valiosas podem ser aprendidas!