Tear Circular: Muito Além da Tecelagem Tubular

Escrito por

 

Teares circulares são, como o nome já diz, objetos de madeira, plástico, MDF ou outro tipo de material resistente, em forma de círculo, com pinos ou pregos distribuídos uniformemente em toda a volta.

Tais teares pertencem ao grupo dos “teares de tricô”, pois produzem o ponto meia, como ocorre na execução dos tecidos de malha.

Trabalhos Feitos com Teares Circulares

Estes teares são popularmente utilizados, dependendo de seu diâmetro, para a execução de golas, mangas, bolsas, gorros, cachecóis, alças de bolsas, cintos, cadarços, etc, em tecelagem tubular.

Ou seja, a peça executada tem a forma de tubo, contínua, sem aberturas laterais.

Fáceis de usar e transportar, são também bastante acessíveis em relação ao preço. Veja, por exemplo quanto sai um kit com seis teares circulares de diferentes diâmetros.

São ótimos instrumentos para serem usados com crianças e pessoas idosas, pois estimulam e aprimoram a coordenação motora e a atenção.

Fios Usados com Teares Circulares

Um detalhe importante é tipo de fio a ser usado.

tear circularUma vez que estes teares tendem a ter as separações entre os pinos um pouco maiores do que nos teares de tricô retangulares, o uso de um fio muito fino vai produzir um ponto muito aberto.

Para seu uso tradicional, fios de típicos de inverno, mais espessos, são a primeira escolha, muitas vezes utilizado em dobro (dois fios juntos), para diminuir o espaçamento entre os fios e aumentar a espessura da peça.

Com um pouco de criatividade e paciência, é possível, ainda, explorar e ampliar as possibilidades ofertadas pelo tear circular para a obtenção de xales, pelerines, tapetes, toalhas de mesa – é só imaginar.

Ao longo deste e de alguns outros posts, vou mostrar algumas ideias simples e bacanas que podem ser desenvolvidas, mas, para iniciar, seguem as instruções básicas para o seu uso tradicional.

Devo, no entanto, dizer que este é um tutorial bastante simplificado; para maiores detalhes, recomendo fontes do site YouTube como o canal de Lu Heringer e o canal da loja virtual Novelândia, que trazem PAPs e dicas bastante interessantes.