Como fazer um Sous-Plat ou Suporte para Pratos de Corda

Escrito por

Sous-plat, ou sousplat, suporte para pratos, porta-copos ou mesmo jogo americano: o que importa é que ele dá o toque que faltava na sua mesa de estilo rústico. Veja aqui como fazer!

Material

  • Corda de juta ou sisal
  • Cola quente
  • Cola de silicone
  • Fio de bordar cor bege
  • Folha plástica
  • Tesoura
  • Juta

Modo de Fazer: Primeiros Passos

sousplait de cordaPasse um pouco de cola – não muito quente – na ponta da corda, e dobre-a.

Para evitar que a ponta solte muitos fiapos, é bom alisá-la antes com um pouquinho de cola branca e deixar endurecer.

sousplait de cordaO método para fazer o sous-plat é simples: passe cola na lateral da corda que está no centro – sempre um pouco de cada vez – e vá enrolando o fio que está livre, em torno.

Mesmo ao passar pouca cola, ela pode sair por um lado ou outro ao apertar. Assim, a solução é direcioná-la para que saia sempre do mesmo lado, que será o “avesso” da peça.

Não se preocupe com o acabamento, cuidaremos dele depois.

Enrolando a Corda

sousplait de cordaSe tiver dificuldade em fazer um círculo, use como guia um prato ou uma bandeja.

Dicas importantes: muito cuidado ao usar a pistola de cola quente: se ela esquentar demais, desligue-a por alguns instantes. Use um palito ou a ponta de uma tesoura para espalhar a cola (nunca o dedo).

E mantenha sempre um recipiente com água ao lado, para o caso da cola cair na sua mão (quando está quente demais, ela gruda na pele!).

sousplait de cordaQuando chegar ao tamanho desejado, corte e cole na lateral. Se faltar corda (ou uma parte dela ter defeitos, como manchas ou caroços), basta colar até o fim e depois colar a ponta da nova corda por cima, discretamente.

Finalmente, o importante acabamento. Espalhe cola de silicone sobre todo o lado avesso da peça e aguarde alguns instantes. Cuidado para não por cola demais.

Finalizando o Sous-Plait

sousplait de cordaVire o sous-plat sobre a peça de juta aberta sobre um plástico. Não coloque objetos pesados por cima, senão a cola vai sair pela juta e manchá-la.

sousplait de cordaRecorte a juta perto da borda do sous-plat. Faça um caseado, ou algum outro ponto à mão para impedir a juta de desfiar e apare bem rente.

O forro de juta não apenas melhora o acabamento, como deixa a peça mais durável, mas você pode substituí-lo por algodão cru ou mesmo um xadrezinho.

A peça deste artigo mede 22 cm e foi feita com um rolo inteiro de 30 m.

sousplait de corda