Outros ingredientes

– Leite de Cabra: é usada para fechar poros dilatados, clareia e suaviza a pele.
Ele é um poderoso hidratante com propriedades rejuvenescedoras e calmantes da pele.

– Mel de abelha européia: o mel puro tem a função de amaciar e nutrir a pele, deixando sobre ela uma agradável sensação de limpeza e bem estar.
Estimulando a circulação periférica e ajudando a clarear manchas.

– Aveia: é remineralizante, emoliente e nutritiva. Também age como um leve esfoliante

– Sal: capaz de neutralizar a eletricidade do corpo. Atua em todo o corpo físico e emocional, dando uma sensação de leveza.
Age como esfoliante moderado.
Não deve ser utilizado no rosto.

– Enxofre: antiinflamatório com propriedades anti-sépticas e cicatrizantes, melhora a condição de peles acneícas prevenindo o surgimento de novas erupções.
Poderoso desinfetante. Possui ação antimicrobiana e protege a pele contra fungos e ácaros.

– Uréia: hidratante, suavizante e umectante. Aumenta a capacidade de re-tenção de umidade.
Excelente para peles desidratadas ou ressecadas.

– Estearina: a estearina é extraída do óleo de palma, do sebo ou de outras gorduras e óleos que contenham este ingrediente.
Podendo ser utilizado como substituto para o óleo de palma ou sebo.
Seu uso na fabricação de sabonetes a-tende a três propósitos; reduzir o tempo de saponificação, endurecer o sabão e controlar o pH, caso o sabonete fique muito básico após a saponificação.

– Amido de milho: a utilização de amido de milho em até 10 % do peso do sabonete gera um sabonete opaco com espuma muito consistente, deixando o sabonete mais suave e cremoso, atua também como hidratante da pele.

– Sementes diversas: algumas sementes podem ser adicionadas direta-mente a massa do sabonete com finalidade decorativa ou para atuar como esfoliante leve ou moderado.
As sementes podem ser utilizadas inteiras ou trituradas, mas não devem ter partes perfurantes ou cortantes e não podem ser tóxicas.

– Chocolate em pó: pode ser acrescentado diretamente aos sabonetes e tem ação hidratante.

– Bucha vegetal: as buchas vegetais podem ser utilizadas para decoração em sabonetes onde são colocadas em seu interior, ou como esfoliante leves e massageadora da pele.

– Corantes: os corantes adequados para uso em produtos de higiene pessoal são os cosméticos.
Pode-se até utilizar corantes alimentícios para este fim, mas estes corantes são pouco persistentes e muitas vezes perdem a cor ou tem sua cor alterada facilidade.

Sabonete Artesanal

Jamais se devem utilizar corantes destinados a outras aplicações em produtos de higiene pessoal e cosméticos, sob o risco de produzirmos alergias e problemas graves de saúde.
Assim, nunca se devem utilizar corantes para velas e tecidos, entre outros, para tingir sabonetes e outros produtos de higiene pessoal.

 

fonte: projeto Gerart – Universidade Estadual do Oeste do Paraná