Reciclagem de materiais – plasticos!

A segunda forma consiste na recuperação a partir do lixo urbano, que contém o plástico mais contaminado e que exige, portanto, os processos mais dispendiosos de coleta e separação por “famílias ou grupos” (PVC, PE, PP, PS, PET).

A separação por “grupos” pode ser feita visualmente ou realizada por diferença de densidade entre os polímeros, como visto adiante.

plastic water bottles mountain ice hunger takes flight kfb may 20 20107A expectativa da sociedade no sentido de que haja maior reciclagem esbarra em dificuldades de ordem prática, como a coleta e o transporte destes resíduos e sua separação na usina de triagem, bem como na dificuldade de geração de materiais homogêneos em volumes significativos. A diversidade das fontes dificulta a triagem dos resíduos em frações homogêneas.

Em comparação, portanto, a outras fontes de captação de resíduos, o uso do resíduo sólido urbano proveniente do lixão é o que apresenta maior dificuldade, pois o material necessita ser separado e classificado por “grupos” de plásticos , exigindo mais equipamentos e, portanto, maior espaço, mais energia e gastos com água no processo de lavagem.
Esta água necessita ainda tratamento antes do descarte.

O mais recomendável é a separação prévia dos resíduos sólidos urbanos em dois tipos: resíduo seco (papéis, plásticos, metais, vidros, etc.) e resíduo úmido (restos de alimentos).
Outra opção consiste nos PEV (Postos de Entrega Voluntária) onde o consumidor final espontaneamente descarta os resíduos secos.

[h2 type=”1″ width=””]O que é reciclagem terciaria[/h2]

mat recicla pet 2

Reciclagem terciária
É a conversão de resíduos plásticos em produtos químicos e combustíveis, por processos termoquímicos (pirólise,quimólise, conversão catálica).

Por esses processos, os materiais plásticos são convertidos em matérias-primas que podem originar novamente as resinas virgens ou outras substâncias interessantes para a indústria, como gases e óleos combustíveis.[divider]

Separação
Os diferentes tipos de plásticos são separados antes de serem reciclados.
Esse processo é feito através das densidades destes.

Polipropileno 0,90 – 0,915

Polietileno de Baixa Densidade 0,910 – 0,930

Polietileno de Alta Densidade 0,940 – 0,960

Nylon 1,13 – 1,15

Acrílico 1,17 – 1,20

Poli (cloreto de vinila) 1,220 – 1,300

Poli (tereflalato de etileno) 1,220 – 1,400

fonte: institutodopvc.org

Postado por
FazFácil
Equipe especializada em arquitetura, reforma, design, jardinagem, consumo e cultura.
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

A ciência do sono, um campo cada vez mais vital da pesquisa médica e psicológica, oferece insights fascinantes sobre como...

Colorir é uma atividade que vai além do simples ato de pintar: é uma forma de relaxamento e uma maneira...

A Jade Vermelha, ou Mucuna bennettii, é uma planta exótica e visualmente impressionante, muito apreciada em jardins tropicais por suas...