Reaproveitamento de Rolhas: Ideias Criativas

Original: https://www.fazfacil.com.br/artesanato/reaproveitamento-rolhas-ideias/ Escrito por

Rolhas não podem ser reaproveitadas na sua função original, que é fechar garrafas. Uma vez retiradas do gargalo, vão para o lixo. Mas não se você quiser: é possível dar um novo destino para elas, muitas vezes economizando no uso de outros materiais. Confira algumas ideias irresistíveis a seguir.

Embora em outros países existam ONGs que recolhem rolhas e as destinam para outros fins recicláveis, aqui no Brasil essa é uma função que mal está engatinhando. Mas é possível reaproveitá-las, impedindo que entupam ainda mais os aterros sanitários.

Características das Rolhas

As rolhas são feitas de cortiça, material retirado de cascas de uma árvore chamada sobreiro, muito comum em Portugal, por exemplo. A cortiça é muito leve, impermeável a líquidos e ao ar, isolante térmica e resistente ao atrito.
Esses atributos, é claro, continuam existindo quando a cortiça se torna rolha.

Na hora de reaproveitar rolhas, o seu formato cilíndrico se soma a essas características para se transformar em objetos muito úteis. Se precisar cortar a rolha, ferva-a antes.

As rolhas artificiais, cada vez mais usadas, não possuem todas essas características.

Rolhas: à Mesa, Mas de Outro Jeito

rolhas marcaçao de lugaresRolhas usadas não precisam ir tão longe. Elas ainda podem ser úteis à mesa. É possível utilizá-las como marcadores de lugar. Você poderá fazer um corte em seu topo, encaixar um cartãozinho com o nome do convidado e colocá-la sobre o prato.

Na falta de descansos de panelas, junte várias rolhas, formando um círculo.

rolhas descanso panelasVocê poderá colá-las umas às outras para mantê-las nesse formato ou poderá envolver o círculo com uma fita grossa. Pronto: a panela quente já tem lugar seguro para ficar.

Caso você ache que o descanso ficará muito alto, corte as rolhas bem ao meio e proceda da forma já explicada. Use as outras metades também! Assim você terá dois descansos. Um círculo menor fará as vezes de uma boa bolacha para copos.

Numa festa, corte as rolhas em fatias, escreva um número diferente em cada uma delas, passe um fio metalizado perto de uma de suas bordas e amarre na haste dos copos.

Rolhas na Decoração da Casa

rolhas fecha pacotesEm casa, as rolhas unem utilidade e charme. Você poderá usá-las inteiras como puxadores de portas e gavetas, por exemplo.

Espetadas em palitos longos, servirão para identificar espécies de flores e ervas no seu jardim ou horta. Cortadas no topo, servem para fechar pacotinhos.

rolhas mural moldura amarelaNo entanto são cortadas ao meio na vertical que elas tem mais potencial.

Com a ajuda da cola quente, elas podem cobrir molduras de porta-retratos ou de espelhos, num efeito bem decorativo.

Mas também podem cobrir uma área livre e serem arrematadas com uma bela moldura, formando um tipo de mural.

Fotos e bilhetes podem ser espetadas na própria rolha ou nos espaços entre elas.

rolhas imaVocê poderá colar, na parte reta da metade de uma rolha, um ímã, e usá-las num mural magnético ou na tradicional porta da geladeira.

tapete rolhasProvidencie uma base emborrachada perfurada para tapetes e cubra-a de rolhas pela metade.

Ficará perfeito na entrada da casa!

Já cortadas em rodelinhas poderão servir de protetor para os pés de móveis, como sofás, mesas e cadeiras.