Quadros de Tecido: Diferentes Formas de Criar os Seus

Escrito por

Toda decoração que se preze exige um bom quadro – ou vários. O ambiente torna-se mais íntimo e convidativo. Aprenda a fazer quadros de tecido. Além de ser econômico, também pode ser uma fonte de reciclar retalhos ou tecidos pouco usados. Não exige expertise, a criatividade é o carro chefe da criação.

Quadros são um importante elemento de decoração da casa. Eles vão personalizar, isto é, dar o seu toque pessoal ao ambiente. Eles contribuem para o colorido dos cômodos e, claro das paredes.

Vamos começar mostrando como confeccionar utilizando vários tipos diferentes de base. A partir deste ponto poderá colocar o tecido de sua preferência. E então trabalhar conforme diferentes técnicas para passar o efeito que deseja.

Quadros com Tecido com Base de Papelão ou Cartolina

quadros tecidoA base de papelão tem baixo custo e pode ser conseguida em quantidade abundante no mercado. Para fazer a colagem, será utilizada a cola branca. Em seguida, basta escolher a estampa do tecido.

O quadro é vazado na parte de trás e pode ser pendurado em dois preguinhos ou dois parafusos para melhor equilíbrio.

Use Bastidores e Estampas em Tecido para Decorar suas Paredes

quadros tecidoNeste processo não é necessário a utilização de cola, pois no próprio bastidor o tecido fica preso e esticado.

Para pendurá-lo um parafuso só é necessário.

A escolha das estampas criará a arte, levando-se em conta o fundo em que serão colocados os quadros.

A beleza do conjunto fica por conta dos diversos tamanhos das peças. A harmonia parte de uma padronagem de tecidos com cores que se complementam.

Quadros para sua Casa Feitos com Isopor e Tecidos

quadros tecidoO isopor pode ser cortado na dimensão desejada para o quadro.

Ao cortar o tecido deve-se levar em conta que precisará abraçar toda a parte da frente, as laterais e ainda sobrar um tanto para dar um bom acabamento no verso que não é vazado.

A colagem pode ser feita com a cola quente ou com a cola própria utilizada nesse material. Os quadros ficam bem leves e os ganchos precisam ser colados na parte de trás para que possam ser pendurados na parede.

Quadros de Tela Cobertos com Tecidos

quadros tecidoUtilizando-se a tela e diferentes tecido, pode-se elaborar um conjunto de quadros. As possibilidades são inúmeras e você pode pensar em utilizar padronagem temáticas, como por exemplo, flores, folhagens, paisagens, etc.

Você também pode usar um fundo de estampa e fazer colagens, criando assim um cenário. Para a colagem pode ser utilizada a cola branca ou ainda pode-se fixar o tecido com o grampeador de madeira na parte de trás da tela.

Para pendurá-los utiliza-se um ou dois parafusos, porém antes é adequado elaborar a montagem para posicioná-los no lugar certo da parede.

Quadros com Tecidos e Moldura em MDF

quadros tecidoO tecido abraça o MDF com perfeição. É necessário nesse caso, analisar a espessura para formar os quadros utilizando-se a cola para aderência.

O acabamento no verso pode fazer toda a diferença dobrando-se corretamente os cantinhos do tecido. Para pendurá-los, basta pregar um gancho sustentador.

Quadros Decorativos Usando Molduras de Porta-Retratos

quadros tecidoNesse caso, o tecido é fixado no fundo da moldura do quadro.

Aqui um exemplo de imagens montadas com fuxicos de panos.

Quadros com Apliques em Tecido

quadros tecidoOutra ideia é fazer apliques sobre o quadro de tecido. O efeito pode ser delicado e com muita personalidade.

Você pode trabalhar com tecidos para paredes e outros materiais. A fixação pode ser feita com cola quente ou costurado.

Quadros de Parede com Patch, Aplique e Frases de Efeito

quadros tecidoAqui temos letras em diferentes estampas formando a palavra love, que foi costurada ao bastidor.

Você pode usar palavras ou imagens recortadas de outro tecido, formando um patch aplique.

Quadros de Flores em Chita

quadros tecidoA chita hoje é um tecido que nos remete à nossa brasilidade. Feito com algodão, se caracteriza pelo seu colorido exuberante e suas estampas floridas contrastantes.

Você pode usatr detalhes das estampas para montar um jogo de quadros ou recortar peças e colá-los sobre um fundo. O mais importante é que a Chita é um tecido barato e de fácil acesso.

Quadro a Partir de Molde Vazado

quadros tecidoNessa ideia, o tecido de fundo é liso ou com uma estampa minimalista.

O desenho é feito sobrepondo uma toalhinha de crochê ou de renda na posição desejada e pintando sobre ela com leveza para captar seus detalhes.

O efeito é extraordinário.

Composição Decorativa para Paredes com Diferentes Colagens em Tecido

quadros tecidoEssa ideia traz a pintura ou colagem como acabamento.

O fundo de tecido pode ser liso ou estampado e a arte ou desenho quando feito numa cor mais escura que o fundo, traz um efeito superinteressante.

Podem ser feitos desenhos, ou escrever palavras ou ainda jogar frases soltas.

Se a peça não ficou como imaginado, não se preocupe, a arte é informal e superior a qualquer conceito e os erros são acertos.