Porta-Guardanapos para o Natal

Escrito por

Como fica charmosa a mesa posta com o requinte dos porta-guardanapos! O Natal quase que automaticamente remete às cores vermelho, verde e dourado. Elas podem ser abordadas de várias formas para embelezar a mesa. Neste passo a passo vamos trabalhar o porta-guardanapos através da sianinha.

Material para os Porta-Guardanapos

  • Sianinha dourada
  • Arame metálico para artesanato nas cores vermelho, verde e dourado
  • Fitas de cetim de 3 mm nas cores verde e vermelho
  • Cola pano
  • Vidro vazio de dipirona para fazer as voltas do porta-guardanapos ou outro recipiente da preferencia
  • Alicate bico redondo para dobrar o arame
  • Tesoura
  • Régua

Modelo I: Básico com Arames e Sianinha

porta-guardanapos natalCortar:

  • 28 cm dos arames metálicos: verde e vermelho
  • 25 cm de sianinha dourada

Modo de Fazer

porta-guardanapos natalComeçando pelo arame vermelho, deixar uma pontinha para o acabamento.

Faça essa volta no arame com muito cuidado, utilizando o alicate de bico redondo (o arame metálico é muito sensível e se pode se quebrar facilmente), fazer o contorno na sianinha dourada até o final, conforme demonstrado.

porta-guardanapos natal

 

Depois de passado todo o arame na sianinha, verifica-se que houve sobra, que por sua vez será cortada posteriormente para o acabamento.

porta-guardanapos natal

Agora é a vez do arame metálico verde, que deverá ser passado inversamente, formando o desenho entrelaçado como na foto.

porta-guardanapos natalAo terminar o arame verde, corta-se as sobras da sianinha de forma a reter um pedacinho para fazer o acabamento colando com a cola pano tampando o início e o final dos arames.

Depois da secagem que é rápida, envolver cuidadosamente a sianinha com arames já pronta no vidro vazio de dipirona (esse procedimento é para se obter o formato circular, porém pode ser utilizado outro recipiente).

porta-guardanapos natal

 

Elas ficam assim depois de prontas, como argolas para guardanapos.

Modelo II: Básico com Arames, Fitas de Cetim e Sianinha

porta-guardanapos natalCortar:

  • 28 cm do arame metálico: dourado
  • 28 cm da fita de cetim: vermelho e verde
  • 25 cm de sianinha dourada.

Modo de Fazer este Porta-Guardanapos

porta-guardanapos natalComeçando pelo arame dourado, deixar uma pontinha para o acabamento, devendo ser feita essa volta no arame com muito cuidado utilizando o alicate de bico redondo (o arame metálico é muito sensível e se pode se quebrar facilmente), fazer o contorno na sianinha dourada até o final, conforme demonstrado.

porta-guardanapos natal

Com a cola pano, colar a ponta da fita de cetim em cima do início do arame metálico e fazer as voltas na sianinha até o final, colando novamente.

porta-guardanapos natalCom a fita de cetim verde, entrelaçar a sianinha no sentido contrário, formando o desenho demonstrado, tomando o cuidado de colar as pontinhas no início e no final.

A sianinha deverá ser cortada rente ao final das fitas e o acabamento será feito um pingo da cola pano, que evitará que se desfie.

porta-guardanapos natal

 

Olha só que beleza!

Criando

Com essa base, pode criar inúmeras outras combinações para segurar seus guardanapos. Pois os materiais utilizados são de fácil acesso e a peça final fica incrível.

Abaixo foram utilizados arame dourado e contas para artesanato.

porta-guardanapos natal

No primeiro modelo em vermelho e dourado, foi utilizado três vezes a medida do arame metálico dourado sendo encaixadas as contas e ao final.

Colocar um conta em cada ponta de arame, de cada lado, fazendo com o alicate de bico redondo, um espiralzinho. Isso fará com que a conta fique presa e ainda elaborando um acabamento bem legal.

O segundo modelo foi utilizado também três medidas do arame, desta vez, nas cores dourado, verde e vermelho, finalizando com uma conta verde e mais uma vez, com o alicate é feito um acabamento nas pontinhas dos três arames.

Nessa simples ideia, foi utilizado um cordão fino de silicone e dado duas voltas nas contas, formando esse circulo. Pode ser feita a combinação que quiser e ao final, dar vários nós bem reforçados para que a argola não se solte.

foto_porta_guardanapos_natal_16-pq

Porta-Guardanapos Em Uso

Olha só que delicadeza essa ideia!

porta-guardanapos natalAssim, terminamos mais uma peça elaborada para encantar e dar requinte às reuniões familiares.