Dê um toque sofisticado à mesa da sua mesa de festa com charmosíssimas argolas de guardanapo. Veja como fazer este porta guardanapo tão original.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Material[/h2]
- Fitas de cetim de 4 cm de largura nas cores verde e branco
- Fita mimosa 0,4cm
- Argola de 4,5 cm de diâmetro
- Linhas branca e verde Corrente
- Cola quente
- Tesoura
- Agulha[space]
[h2 type=”2″ width=””]Primeiros Passos[/h2]
Cole a ponta da fita mimosa no lado de dentro da argola com um pingo de cola quente.
Envolva a argola com a fita bem apertado, sempre sobrepondo cada volta à volta anterior. Esta fita é bem fininha para não produzir pregas nas curvas da argola, ainda mais que esta é muito pequena.
Pelo mesmo motivo, a quantidade de fita necessária foi enrolada num pedaço de papel, para passar comodamente pela argola (se a fita terminar antes de preencher toda a volta, basta colar a ponta de um outro pedaço por cima, pelo lado de dentro).
Quando a argola estiver totalmente coberta, feche com um pingo de cola e corte fora o resto.[divider]
Vamos passar agora à flor. Corte vários pedaços de 10 cm de comprimento da fita e aqueça as extremidades com a chama do fogão ou de um isqueiro, para que não desfiem.
Não precisamos da mesa de corte para isso: ela está sendo usada aqui apenas para dar visibilidade maior às fitas.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Modelando a Flor[/h2]
Dobre as pontas da fita deixando um pequeno espaço. Quanto maior o espaço, mais arredondada será a pétala; se fizer um espaço muito pequeno, fará uma pétala pontuda.
Como queremos fazer uma rosa, escolhemos a primeira opção.
Atravesse a base fita com a agulha e a linha, faça um franzido e arremate, para que a fita não se solte. Faça todas as pétalas assim: elas devem ficar curvas embaixo, com o lado avesso da fita (o lado sem brilho) para fora.[divider]
Para o miolo, dobre para dentro os dois lados da fita, fazendo um rolinho, e mantenha no lugar com pontos ou um pingo de cola quente.[divider]
Junte uma pétala no lado oposto aonde as bordas do miolo se encontram.[divider]
Sobreponha as pétalas, sempre colocando cada uma no lado onde as anteriores se encontram (em caso de dúvida, observe rosas de verdade).
Se necessário, ajeite-as em seus lugares com pequenos pingos de cola quente, mas cuidado para que não fiquem visíveis.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Fazendo o Cálice[/h2]
Quando a rosa chegar ao volume desejado, é a vez do cálice. Corte 5 pedaços de fita de 8 cm.
As folhas do cálice são pontudas, por isso não deixaremos espaços entre as duas dobras.[divider]
Franza a fita verde do mesmo jeito que fez com as pétalas, mas um pouco acima da borda (uns 0,5 cm), para que as folhas fiquem menores.
Quando terminar, corte fora o excesso e dê uma chamuscada . Claro que seria melhor usar uma fita um pouco menor, mas é difícil encontrar fitas do tamanho exato.
Por isso, é melhor comprar a fita um pouquinho maior e determinar o tamanho que fazer folhas pequenas demais.
Junte as folhas pelas bases formando uma estrela e costure embaixo da rosa. Ajeite o cálice nas pétalas com pingos de cola quente, para esconder pontos e franzidos.[divider]
Cole a rosa na argola.
Decore as outras argolas da mesma forma, a fim de ter um conjunto.[clear][space]
Escolhemos a cor branca por ser a cor clássica do réveillon e Ano Novo. Além de simbolizar a paz, ela também representa purificação, por ser a mistura de todas as cores.
Logicamente, você pode escolher outras cores para suas rosas, de acordo com as cores dos outros elementos na mesa.
Só para dar um exemplo: imagine como ficaria chique um conjunto de argola com rosas amarelas, combinando com um jogo americano de cordão rústico… as possibilidades são infinitas!